Conheça a revista

No momento que a Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu 2005 como o Ano Internacional do Esporte e da Educação Física, a Thesaurus Editora concretiza o sonho de publicar uma revista de opinião com uma proposta otimista de contemplar os mais variados segmentos das áreas de conhecimento que estabeleçam laços com o tema MOVIMENTO E SAÚDE.

 
Nossos leitores não vão somente ler reportagens sobre eventos esportivos ou textos de “auto-ajuda”, mas conteúdos ricos em informações científicas em textos acessíveis que traduzam a opinião de seus autores, caracterizando-se como um instrumento de independência. Assim, oferecendo informações úteis, interessantes e de fácil compreensão, a revista VIGOR chega ao mercado editorial como um canal, uma artéria de comunicação aberta entre aqueles que detêm informações e produzem o conhecimento científico e aqueles que consomem este conhecimento.

 
Nas últimas décadas, no Brasil principalmente a partir dos anos 70, a prática do exercício físico deixou de ser privilégio de uns poucos atletas de alta performance e passou a ser a tônica do “homem comum” em busca da saúde ideal. Valendo-se desta “nova onda” e servindo-se de pesquisas e inovações tecnológicas, os conceitos e teorias das Ciências do Esporte espalharam-se rapidamente na sociedade. Atraindo cada vez mais pessoas de todas as idades, este conjunto de conhecimentos rompeu os limites das discussões acadêmicas e contaminou o público leigo que, buscando melhor qualidade de vida, transformou o movimento em item essencial do seu dia-a-dia. Contudo, parafraseando o professor Rodrigo N. R. Pereira, “a maioria das informações contidas nos jornais e telejornais (…) não contextualizam (…) o conjunto de conhecimentos já adquiridos. Desta forma, propagam-se e cristalizam-se preconceitos no público leitor que dificilmente serão revertidos. Numa sociedade que necessita guiar as discussões sobre o caráter e o reflexo da ciência na sua vida, não podem permanecer as más interpretações e os achismos. É necessário qualidade nas informações veiculadas, e não meias-verdades”.

 
Seguindo esse preceito, o nosso formato não é ocasional. Ele permite uma inovadora e competente programação visual, agradável, limpa, harmoniosa, moderna e energética, mas também clássica e amigável. Este é nosso diferencial, pois VIGOR é uma revista que pretende, além de trazer conhecimento atualizado, servir de referência e, portanto, ser guardada em estantes e bibliotecas.

 
Outro elemento que nos diferencia é a certeza de que, como bem disse o doutor Mário Trigo, “os objetivos da coletividade somente são alcançados com a ajuda de cada um de nós, com o desprendimento de interesses particulares”. Assim, a revista VIGOR personaliza-se como um veículo disponível a todos aqueles que produzem conhecimento e informações úteis e de qualidade em nossa área. Temos plena certeza que nosso espaço editorial, muito em breve, se tornará um elemento provocador para todos aqueles que queiram trazer suas reflexões e convicções para o debate científico.

 
VIGOR é, essencialmente, uma revista de ciências. A pesquisa, a defesa de teses, a opinião ou o inconformismo e a independência de seus artigos e colunas são os instrumentos do compromisso de seus autores com o leitor e com o conhecimento científico.