Avaliação funcional da musculatura do assoalho pélvico

Os exames ocorrem no Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos
Podem participar mulheres com idades entre 18 e 35 anos e idosas com mais de 60 anos

.

Os laboratórios de Pesquisa em Saúde da Mulher (LAMU) e de Fisioterapia Preventiva e Ergonomia (LAFIPE) do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da Universidade Federal de São Carlos realizam avaliação funcional da musculatura do assoalho pélvico em mulheres com idades entre 18 e 35 anos e idosas com idades superiores a 60 anos. Os exames são gratuitos e contribuem para a melhoria da qualidade de vida das participantes.

O assoalho pélvico é a musculatura que mantém a continência urinária e fecal e ainda é importante na função sexual. O projeto tem o objetivo de avaliar a musculatura do assoalho pélvico de mulheres durante o levantamento de carga, para avaliar como esta musculatura atua durante atividades cotidianas e verificar como está a força e função dessa musculatura tão importante para a saúde da mulher.

As participantes serão divididas em três grupos, sendo um composto por jovens com idade entre 18 e 35 anos que não fazem uso de anticoncepcional e que não tenham filhos; outro com a participação de mulheres com idades entre 18 e 35 anos, que tenham tido apenas um filho e que não fazem uso de anticoncepcional; e outro grupo com idosas com idades superiores a 60 anos, que não tenham tido filhos e que não façam uso de Terapia de Reposição Hormonal (TRH). Os exames são conduzidos pelas doutorandas Mariana Vieira Batistão e Mikaela da Silva Corrêa e pela mestranda Fernanda Cabegi de Barros, todas do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt), além das pesquisadoras de iniciação científica e alunas do curso de Fisioterapia da UFSCar Letícia Marques Nabero, Fernanda Roberto e Talita Oliveira, sob orientação das professoras Patrícia Driusso e Tatiana de Oliveira Sato, ambas do DFisio.

As avaliações são seguras e indolores e realizada nas instalações do DFisio, localizado na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar.

Interessadas em participar podem entrar em contato com as pesquisadoras pelos telefones (16) 3351-8634 e 3351-9577.

.

*****

.

Enzo Kuratomi
Telefone: (16) 3351-8480
E-mail: enzo@ufscar.br

Coordenadoria de Comunicação Social – Universidade Federal de São Carlos.
Telefone: (16) 3351-8119.
E-mail: ccs@comunicacao.ufscar.br

 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.