Alimentação saudável no verão

Endocrinologista alerta para os riscos de contaminação e os cuidados necessários durante a estação

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O estilo de vida e a alimentação devem mudar junto com as estações do ano. Ao contrário do inverno, época em que tendemos a ingerir alimentos mais energéticos e que geram mais calor durante seu metabolismo, no verão recomenda-se a ingestão de refeições naturais e leves. É o que indica o Dr. Mauro Scharf.

A primeira dica do especialista é a ingestão de alimentos em pequenas quantidades e várias vezes ao dia. “No café da manhã e também no lanche da tarde recomenda-se a ingestão de frutas e sucos naturais. No almoço e no jantar, carnes grelhadas e vegetais. As saladas cruas são excelentes opções e devem, preferencialmente, ser temperadas com azeite, vinagre e limão.”

O cuidado com o preparo e a conservação dos alimentos, principalmente os vegetais e as carnes, também são ainda mais importantes no verão devido ao calor. Segundo Dr. Scharf, é importante que sejam mantidos refrigerados e bem acondicionados em recipientes próprios, pois as altas temperaturas podem acelerar a degradação e favorecem a proliferação de bactérias e fungos. “Importante lembrar que a maionese, por exemplo, pode ser perigosa nessa época do ano, pois tem ovos crus, foco de contaminação de bactérias.”

Para os demais alimentos, como frutas, legumes e verduras o médico indica uma lavagem adequada com água tratada ou fervida.

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Pele hidratada e bronzeada

Para evitar a desidratação deve-se tomar, no mínimo, três litros de líquido por dia. Dr. Mauro recomendada a ingestão de água e sucos naturais. “Os sucos naturais garantem um aporte adequado de vitaminas e sais minerais. E lembre que os sucos industrializados têm grande quantidade de açúcar e conservantes.”

Para ajudar a manter a pele saudável, é recomendável a ingestão de alimentos ricos em vitamina C, que têm propriedades antioxidantes. Eles estão principalmente presentes em frutas cítricas (acerola, kiwi, laranja, limão, maracujá e morango) e vegetais verde-escuros (agrião, brócolis, couve, espinafre, rúcula).

Já para ter um bronzeado mais intenso, a dica do Dr. Mauro Scharf é apostar em alimentos com betacaroteno. Esses alimentos estão presentes na cenoura, abóbora, damasco, laranja, mamão, manga e pêssego. O ideal é que o consumo comece 15 dias antes de se expor ao sol, mantendo a ingestão durante todo o verão. “Não se esqueça também de respeitar os horários saudáveis para a exposição solar e o uso dos filtros adequados para cada tipo de pele”, finaliza o médico.

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Fonte

Mauro Scharf – Médico endocrinologista do Laboratório Exame.

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     Sobre o Exame – Laboratório e Imagem

O Exame nasceu há 39 anos em Brasília e atualmente possui mais de 20 unidades de atendimento no Distrito Federal. Considerado pioneiro no segmento de exames de análises clínicas e com um corpo clínico altamente capacitado, o laboratório disponibiliza, agora, o serviço de diagnóstico por imagem, possibilitando ao paciente realizar todos os exames em um só lugar. Com isso, a marca conta com mais de três mil tipos de exames de análises clínicas, anatomia patológica e diagnóstico por imagem. O laboratório oferece a seus clientes serviços e soluções inovadoras, com confiança, credibilidade, conveniência e tecnologia de ponta, além do alto padrão de qualidade comprovado pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC), o ISO 9001 e a Proficiência em Ensaios Laboratoriais (PELM). Além disso, por meio do programa Exame Melhor Idade, o laboratório oferece aos idosos assistência exclusiva, preços diferenciados e atendimento domiciliar sem taxa de coleta. Pensando nas crianças, o Exame possui um espaço preparado especialmente para atendê-las. A Mega Unidade Asa Sul, localizada na 716 Sul, oferece também atendimentos noturno e nos finais de semana.

Para mais informações acesse o site www.laboratorioexame.com.br ou entre em contato com o Atendimento ao Cliente no (61) 4004-3883.

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Julia Carneiro
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