Carência de vitaminas pode causar problemas oculares

Cegueira noturna e sensação de olhos secos são sinais de baixos níveis destas substâncias no organismo

.

Você se alimenta bem? Se a sua resposta for não, fique atento! Dr. Emerson Dutra explica que manter uma dieta balanceada é fundamental para a saúde dos olhos. “Há um gasto de energia muito grande para formação da imagem nos olhos, por isso, para enxergar bem, é importante ter uma alimentação adequada e rica em vitaminas.”

O especialista ressalta que quando nos alimentamos mal, deixamos de consumir alguns compostos importantes para o organismo. “As vitaminas A, B2, C, E são essenciais para a formação e o desenvolvimento da visão. Além disso, a luteína, um pigmento natural encontrado em vegetais de folhas verdes e frutos, também é fundamental para a proteção dos olhos contra os raios solares. Todas estas substâncias são obtidas por meio de uma alimentação equilibrada.”

Dessa forma, quem não tem uma dieta rica em nutrientes precisa ficar alerta a alguns sintomas. “Cegueira noturna e sensação de olhos secos podem ser sinais de carência de vitamina A, por exemplo. Além disso, quem consome a vitamina B2 em pouca quantidade, costuma sentir desconforto quando é exposto à luz. Também é importante lembrar que as vitaminas C e E são excelentes antioxidantes, que combatem os radicais livres, causadores do envelhecimento precoce das células”, esclarece o oftalmologista.

Dr. Emerson Dutra lembra que os bons hábitos alimentares devem ser incentivados desde a infância. “É muito comum que as crianças não se alimentem corretamente. Isso faz com que os baixos níveis de vitaminas sejam recorrentes nessa faixa etária. Por isso, os pais precisam se atentar aos hábitos dos filhos à mesa, assim podem prevenir problemas oculares posteriormente.”

O médico reforça que, para manter a saúde em dia, é essencial consumir frutas, legumes e verduras diariamente. “Isso ajuda a prevenir problemas de visão relacionados à falta de vitaminas. Além disso, é importante incluir nas refeições alimentos como cenoura, tomate, espinafre e ovos”, conclui.

.

Fonte

Emerson Dutra – Oftalmologista do Visão Institutos Oftalmológicos, em Brasília.

.

*****

.

Yandria Reis
(55 61) 3039-8101 /91274324
yandria.araujo@imagemcorporativa.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.