Obesidade – para evitar gordurinhas indesejadas

Endocrinologista dá dicas para atingir o corpo que toda mulher quer de forma saudável

.

Se existe algo que toda mulher abomina, é a gordura localizada. Mas engana-se quem pensa que o acúmulo de gordura abdominal é mais comum dentre as mulheres. “O acúmulo de gorduras no abdômen é mais frequente em homens, mas também acontece nas mulheres, e isso devido ao padrão genético de depósito de gordura”, salienta a Dra. Myrna Campagnoli.

A especialista explica que o nosso corpo tem células gordurosas em toda a sua superfície. “A gordura localizada se deve a um acúmulo maior de células gordurosas, e também sua hipertrofia, em locais determinados por predisposição genética. O acúmulo se deve ao desequilíbrio entre a ingestão de calorias e o seu consumo pelo organismo.”

A “barriguinha” é um dos locais mais frequentes do acúmulo de gorduras, mas não é o único. Dra. Myrna ressalta que o local depende da genética. “Por isso algumas pessoas acumulam gordura na barriga, outras nos culotes, outras nas pernas ou, ainda, em outros locais.”

.

Estilo de vida saudável

A médica faz o alerta de que o excesso de gordura corporal acontece quando há um exagerado consumo de calorias diárias, o que pode acarretar em obesidade, caso o quadro não seja revertido. “Tanto o excesso de calorias como o sedentarismo trazem riscos à saúde, como a obesidade, o diabetes, alterações de colesterol, aumento do risco cardiovascular (infartos e derrames), hipertensão, dentre outros.”

Para evitar problemas, o acompanhamento médico regular é indispensável. “Não é indicado que procuremos o médico apenas quando o problema já esta estabelecido. O médico poderá, em um acompanhamento regular, identificar fatores de risco e inadequações de dieta e atividade física, auxiliando na prevenção e manutenção da saúde.”

Não adianta somente ter uma alimentação saudável. Para acabar com as “gordurinhas”, segundo a profissional, nada melhor que atividade física, que atua no equilíbrio entre consumo de calorias e seu gasto. “Pessoas sedentárias, mesmo que com uma alimentação saudável, podem ganhar peso, pois o consumo de calorias geralmente supera o metabolismo basal (gasto individual de energia para as funções vitais).”

.

Orientações e indicas para acabar com  as principais formas de gordura localizada

* Melhora da dieta, com alimentação saudável nas escolhas, frequência adequada e quantidades equilibradas para cada sexo e idade;
* Atividade física regular, de pelo menos 150 minutos por semana;
* Evolução para práticas físicas mais intensas progressivamente, permitindo um bom equilíbrio metabólico;
* Na maioria dos casos a intervenção cirúrgica não é necessária, bastando a melhora dos hábitos de vida;
* Para tratamentos estéticos invasivos e para a cirurgia, cada caso deve ser avaliado individualmente. Muitos destes métodos invasivos não possuem validação científica e podem representar um risco para a saúde e também para a estética;
* É imprescindível consultar um médico antes de qualquer tratamento, cirurgia ou dieta;
* É importante reforçar que nenhuma cirurgia impede um novo acúmulo de gorduras. Portanto, a mudança de hábitos alimentares e o estímulo à atividade física sempre tem que estar presente.

.

Fonte

Myrna Campagnoli – Médica endocrinologista do Laboratório Pasteur.

.

Sobre o Pasteur Medicina Diagnóstica

O Pasteur nasceu há 39 anos em Brasília e atualmente possui 26 unidades de atendimento no Distrito Federal e Entorno. Considerado referência no segmento de medicina diagnóstica, o laboratório disponibiliza aos clientes serviços com qualidade e credibilidade. E, para quem não tem plano de saúde, o programa Pasteur Popular oferece exames com preços acessíveis para toda a família. A marca conta, ainda, com o projeto Pasteur Melhor Idade, que oferece assistência diferenciada para idosos e uma série de vantagens, como descontos especiais no valor dos exames de análises clínicas, anatomia patológica e imagem. Com o objetivo de buscar continuamente mais conforto aos pacientes, o laboratório desenvolveu o conceito de atendimento integrado na Mega Unidade Taguatinga Norte, que oferece mais de três mil tipos de exames de análises clínicas, anatomia patológica e diagnóstico por imagem no mesmo local.

Para mais informações acesse o site www.pasteur-df.com.br ou entre em contato com o Atendimento ao Cliente no (61) 4004-9669.

.

*****

.

Julia Carneiro
(55 61) 3039-8393
(55 61) 8129-3907
julia.carneiro@imagemcorporativa.com.br

 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.