Teste de paternidade tem 99,99% de confiabilidade

A Lei da Paternidade garante, desde 1992, o reconhecimento de filiação pelo pai no registro de nascimento da criança. Só no Distrito Federal, em 2013, cerca de 1.750 crianças do Paranoá, Taguatinga, Brazlândia e Brasília tiveram a oportunidade de incluir o nome do pai no documento.

Em casos em que há dúvidas sobre a paternidade, Dr. Gustavo Guida explica que atualmente existem diversos possibilidades para confirmar o parentesco com a criança. “Em situações mais críticas, em que a mãe ou o pai não são disponíveis para o teste, podemos utilizar o material dos avós, por exemplo. Mas o ideal é sempre que haja a presença dos pais e da criança para a realização do exame.”

Dr. Gustavo esclarece que o teste de paternidade se baseia na análise de regiões do DNA nas quais ele é propenso a apresentar variações – através do DNA que herdamos as características dos pais – extraído nas amostras de sangue dos supostos pai, filho e mãe. O exame tem uma taxa de confiabilidade de 99,99%.

“Cada um de nós tem um conjunto único dessas variáveis, representando uma mistura de nossos pais. Cada um deles contribuiu com metade do nosso material genético. O resultado é feito por meio de uma comparação entre as variáveis presentes no DNA. E para legitimar a paternidade, metade de todas as variáveis precisa ser compatível com cada um dos pais”, ressalta.

O geneticista lembra que para a realização do teste existem algumas restrições e procedimentos a serem seguidos. “As pessoas que farão o exame através do sangue não podem ter passado por transfusão de sangue recente, ou transplante de medula óssea, pois isso pode alterar o resultado do teste. Nesses casos, costuma-se colher outro material – mas com resultados tão seguros quanto no sangue. Além disso, não é preciso fazer jejum no dia da coleta de sangue”, finaliza.

.

Fonte

Gustavo Guida – Médico geneticista do laboratório Exame.

.

.

             Sobre o Exame – Laboratório e Imagem

O Exame nasceu há 39 anos em Brasília e atualmente possui mais de 25 unidades de atendimento no Distrito Federal. Considerado pioneiro no segmento de exames de análises clínicas e com um corpo clínico altamente capacitado, o laboratório disponibiliza, agora, o serviço de diagnóstico por imagem, possibilitando ao paciente realizar todos os exames em um só lugar. O laboratório oferece a seus clientes serviços e soluções inovadoras, com confiança, credibilidade, conveniência e tecnologia de ponta, além do alto padrão de qualidade comprovado pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC), o ISO 9001 e a Proficiência em Ensaios Laboratoriais (PELM). Além disso, por meio do programa Exame Melhor Idade, o laboratório oferece aos idosos assistência exclusiva, preços diferenciados e atendimento domiciliar sem taxa. Pensando nas crianças, o Exame possui um espaço preparado especialmente para atendê-las. A marca conta, também, com mais de três mil tipos de exames de análises clínicas, anatomia patológica, diagnóstico por imagem.

Para mais informações acesse o site www.laboratorioexame.com.br ou entre em contato com o Atendimento ao Cliente no (61) 4004-3883.

.

*****

.

Julia Carneiro
(55 61) 3039-8393
(55 61) 8129-3907
julia.carneiro@imagemcorporativa.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.