Como evitar lesões ao praticar exercícios no verão

Dr. Rafael Munerato é quem dá as orientações

.

As férias de verão costumam ser um período propício para cuidar da saúde e para praticar exercícios físicos. Mas é preciso ter cuidado e saber evitar lesões. É o alerta do Dr. Rafael Munerato.

O médico relata que uma das atividades típicas dos veranistas é a corrida, considerado um esporte barato, saudável, que pode ser praticado por quase todas as pessoas e à beira da praia. Mas, da mesma forma com que cresce o número de adeptos a este esporte, cresce o número de pessoas nos consultórios médicos, em especial dos ortopedistas, para diagnóstico e tratamento das lesões ocorridas com a prática da corrida.

O Dr. Rafael descreve que, entre as lesões encontradas, as mais comuns são a fasciíte plantar, “canelite” ou reações de estresse, lesões de cartilagem e meniscais e tendinopatias diversas. “Algumas destas lesões podem ser evitadas quando o exercício é feito de forma correta, com o acompanhamento de um profissional de educação física, com tênis adequados e sem exageros. Por isso a importância de se procurar um profissional capacitado antes de iniciar qualquer atividade.”

Além destas orientações, o especialista reforça que é importante procurar um médico assim que começar a sentir dor, pois muitas lesões podem ser diagnosticadas precocemente, por meio dos métodos de imagem, evitando a progressão para casos mais graves e irreversíveis. “Com um direcionamento médico correto, a chance de os sintomas desaparecerem é grande. Por isso, o ideal é sempre buscar ajuda de um especialista, pois somente ele pode verificar a verdadeira causa da lesão e conduzir o tratamento adequado para o problema.”

Dr. Rafael Munerato também sugere que, antes de uma pessoa iniciar uma atividade física, seja feita uma avaliação cardiológica e, caso necessário, um eletrocardiograma e um teste ergométrico. Estes exames podem ser solicitados ainda na casa dos 20 anos e se tornam obrigatórios após os 40, quando devem ser feitos anualmente e, basicamente, servem para avaliar o risco cardiovascular.

O especialista descreve que o eletrocardiograma é feito com o paciente deitado e o segundo, durante esforço físico programado e individualizado. O teste ergométrico, ou teste de exercício, como é preferencialmente chamado, permite a avaliação das respostas clínicas, hemodinâmicas, autonômicas, eletrocardiográfica, metabólica e, eventualmente, respiratória ao exercício, com o objetivo de detectar isquemia miocárdica, arritmias cardíacas e distúrbios hemodinâmicos induzidos pelo exercício, avaliar a capacidade funcional e condição aeróbica, entre outras.

Por fim, Dr. Rafael reforça sobre a importância da hidratação, da utilização de roupas leves e de praticar o exercício nos horários de menor calor, antes das 10h e após as 18h, além de não se esquecer da utilização do filtro solar.

.

Fonte

Rafael Munerato – Médico cardiologista do Laboratório Pasteur, em Brasília.

.

Sobre o Pasteur Medicina Diagnóstica

.

O Pasteur nasceu há 38 anos em Brasília e atualmente possui 31 unidades de atendimento no Distrito Federal e Entorno. Considerado referência no segmento de medicina diagnóstica, o laboratório disponibiliza aos clientes serviços com qualidade e credibilidade. E, para quem não tem plano de saúde, o programa Pasteur Popular oferece exames com preços acessíveis para toda a família. A marca conta, ainda, com o projeto Pasteur Melhor Idade, que oferece atendimento diferenciado para idosos e uma série de vantagens, como descontos especiais no valor dos exames de análises clínicas, anatomia patológica e imagem. Com o objetivo de buscar continuamente mais conforto aos pacientes, o laboratório desenvolveu o conceito de atendimento integrado na Mega Unidade Taguatinga Norte, que oferece mais de três mil tipos de exames de análises clínicas, anatomia patológica e diagnóstico por imagem no mesmo local.

Para mais informações acesse o site www.pasteur-df.com.br ou entre em contato com o Atendimento ao Cliente no (61) 4004-9669.

.

*****

.

.

Gabriel Valério
Imagem Corporativa
www.imagemcorporativa.com.br
www.twitter.com/icdigital
São Paulo / Rio de Janeiro / Brasília
Tel: (55 61) 8145-6840 / 3039-8101




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.