Infertilidade masculina – um desafio que pode ser vencido

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que a infertilidade atinge cerca de 10% dos casais brasileiros. Porém, com o avanço da medicina, as possibilidades de realizar o sonho da paternidade e comemorar o Dia dos Pais estão cada vez maiores. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Reprodução Assistida (IBRRA) registra 75% de êxito nos tratamentos de infertilidade.

Mas para isso, é importante procurar, imediatamente, ajuda de um especialista quando o casal apresentar dificuldades relacionadas à reprodução. Se o problema é a infertilidade masculina, a maioria dos fatores está relacionada à produção ou disponibilidade de espermatozoides viáveis – daí a importância de se fazer exames de avaliação do sêmen.

Para esse diagnóstico, o espermograma é fundamental. Este exame analisa as características do espermatozoide, permitindo verificar o potencial de reprodução do homem e o que pode ser feito para melhorá-lo. “O teste avalia desde o aspecto até a quantidade e as condições dos espermatozoides, podendo verificar como está a fertilidade do homem, além de, muitas vezes, apontar outros fatores da saúde reprodutiva masculina, como as condições da próstata ou a presença de infecções ocultas, por exemplo”, explica a Dra. Adília Segura.

Normalmente, este teste é realizado quando existe algum problema físico, imunológico ou genético, que possa alterar as condições espermáticas e/ou interferir na fertilidade do homem. Tudo isso é avaliado num exame clínico feito pelo urologista ou especialista em reprodução humana. “Por isso, o teste não tem uma periodicidade regular”, comenta a médica. Ela conta que o espermograma é realizado por meio de coleta de sêmen, após um período de abstinência sexual de três a cinco dias.

Dra. Adília acrescenta que a qualidade do sêmen precisa ser avaliada, principalmente, nas situações em que casais estão tentando engravidar e no pós-cirúrgico de vasectomia. O material é analisado imediatamente após a obtenção da amostra, além disso, é feita uma avaliação descritiva do sêmen, enfatizando principalmente a motilidade (capacidade de se mover) e a morfologia (características físicas) do espermatozoide.

“Primeiro são avaliadas as condições físicas do sêmen, como volume, viscosidade, liquefação, coloração e pH (medida que determina a acidez de um material). Então, a análise se torna microscópica, para verificar a concentração de espermatozoides, qual a motilidade total e progressiva, a vitalidade desses gametas e se está tudo certo com a estrutura. Também são medidas as quantidades de leucócitos no esperma (células de defesa do nosso corpo) e de compostos, como ácido nítrico e frutose”, enfatiza a especialista.

A médica lembra que, normalmente, são pedidos dois exames com 15 dias de intervalo entre eles. Se os resultados forem semelhantes em ambos os teste, há um diagnóstico. “Se houver alguma diferença entre as características do esperma estudado nas duas coletas, o médico pode solicitar uma terceira coleta, para não deixar nenhuma dúvida”, finaliza Dra. Adília.

.

Fonte

Adília Segura – Diretora-médica e patologista clínica do laboratório Pasteur.

.

Sobre o Pasteur Medicina Diagnóstica

O Pasteur nasceu há 38 anos em Brasília e atualmente possui 26 unidades de atendimento no Distrito Federal e Entorno. Considerado referência no segmento de medicina diagnóstica, o laboratório disponibiliza aos clientes serviços com qualidade e credibilidade. E, para quem não tem plano de saúde, o programa Pasteur Popular oferece exames com preços acessíveis para toda a família. A marca conta, ainda, com o projeto Pasteur Melhor Idade, que oferece assistência diferenciada para idosos e uma série de vantagens, como descontos especiais no valor dos exames de análises clínicas, anatomia patológica e imagem. Com o objetivo de buscar continuamente mais conforto aos pacientes, o laboratório desenvolveu o conceito de atendimento integrado na Mega Unidade Taguatinga Norte, que oferece mais de três mil tipos de exames de análises clínicas, anatomia patológica e diagnóstico por imagem no mesmo local.

Para mais informações acesse o site www.pasteur-df.com.br ou entre em contato com o Atendimento ao Cliente no (61) 4004-9669.

.

 

*****

.

 

Julia Carneiro
(55 61) 3039-8393
(55 61) 8129-3907
julia.carneiro@imagemcorporativa.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.