Postura no trabalho – cuidados necessários

No Dia Nacional da Saúde, especialista alerta para cuidados com a postura no trabalho
O bem-estar no ambiente corporativo está diretamente ligado à saúde dos profissionais

                                                                                                                           .

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. O resultado desse equilíbrio é alcançado por meio de atitudes simples, como a alimentação saudável aliada à prática de exercícios físicos. E é para estes cuidados que o dia 5 de agosto, Dia Nacional da Saúde, aponta. De acordo com a fisioterapeuta Claudia Wanderck, o cuidado com a saúde no trabalho é um ponto fundamental para garantir que os outros requisitos para manter corpo e mente em dia sejam cumpridos.

“Quando falamos em saúde, temos que nos lembrar de pequenas atitudes que fazem toda a diferença no dia a dia. Passamos a maior parte do dia trabalhando, seja em pé ou sentado em frente ao computador. Pequenas pausas para alongamento, caminhadas rápidas e até mesmo cuidado com os olhos, mantendo-os na distância ideal dos aparelhos eletrônicos, são fundamentais para mantermos o bem-estar”, explica. E estar completamente focado no trabalho não é garantia de produtividade. “Além de relaxar o corpo, a mente também ganha com as pausas. A respiração volta ao ritmo e a concentração aumenta, garantido que o retorno à atividade seja mais eficaz”, conta.

Se alimentar bem e se movimentar também são práticas fundamentais para deixar o estresse e as dores de lado e ter qualidade de vida. Claudia explica ainda, que momentos de lazer são fundamentais para que as pessoas se desliguem do trabalho e mantenham a saúde em dia.

                                                                           .

Algumas dicas para garantir a saúde

* Alimentação saudável;
* Beber bastante água;
* Dormir bem;
* Fazer exercícios físicos com frequência;
* Parar de fumar;
* Reduzir o consumo de álcool e alimentos gordurosos;
* Não se esquecer do protetor solar;
* Cuidar da higiene;
* Reservar um tempo para o lazer.

                                                                                                                                                    .

No Brasil, a data de nascimento de Oswaldo Cruz, 5 de agosto, foi escolhida para comemorar o Dia Nacional da Saúde. O médico sanitarista contribuiu para a erradicação de epidemias como febre amarela e varíola e auxiliou na estruturação das ações de saúde pública no país no início de 1900.

.

Fonte

Claudia Wanderck – Fisioterapeuta do trabalho e diretora da Long Life Fisioterapia,

.

Sobre a Long Life Fisioterapia

Criada em 1999, a Long Life Fisioterapia integra o Grupo Long Life, que também conta com academia. A fisioterapia hoje é o principal segmento do grupo, que desenvolve atividades em reabilitação, hidroterapia, psicologia, RPG e auriculoterapia.

Atualmente, a Long Life Fisioterapia é referência quando se trata de saúde ocupacional. Atuando de forma eficiente no trabalho de ergonomia, ginástica laboral e conscientização dentro das indústrias, possui mais de 30 clientes atendidos regularmente, em diversas cidades catarinenses.

.

*****

 

Andressa da Silva Peixer
(47) 3340-2205 | (47) 3336-0231 | (47) 8422-7698
andressa@melz.com.br
www.melz.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.