Sete dicas para você fazer seu exame de sangue

Na hora em que o médico prescreve um exame de sangue, bate logo o desânimo só de pensar no incômodo jejum, que pode chegar até 12 horas em alguns casos. Mas não precisa ser assim. O teste mais solicitado pelos médicos, o hemograma, por exemplo, não requer nem um minuto de abstinência.

A Dra. Adília Segura destaca: “é importante lembrar que o jejum não é necessário para muitos exames. Alguns podem até necessitar de uma dieta especial, mas o que vai determinar essa prática será o método de realização, por isso é muito fundamental se informar antes da realização dos testes.”

.

1. Quando é necessário fazer jejum?

Geralmente, o jejum é indicado para os exames que podem gerar resultados diferentes se relacionados com a alimentação, como glicose e triglicerídeos. A necessidade ou não de jejum também vai depender de como o exame foi solicitado pelo médico.

Alguns exemplos:
* Triglicerídeos – de 12 a 14 horas de jejum. No entanto, se o médico solicitar triglicerídeos pós-prandiais, o exame é feito após uma alimentação.
* Glicose, insulina, peptídeo C – de 8 a 12 horas. Entretanto, se for solicitada glicose pós-prandial, esta também é coletada após uma alimentação.
* Colesterol – não há interferência de uma alimentação como o café da manhã.

.

2. Criança não precisa ficar sem comer

Outra regra importante, mas pouco conhecida, é que, para crianças de até seis anos, dispensam-se longos períodos de jejum e a coleta é realizada o mais próximo possível da alimentação seguinte.

.

3 – Colha seu sangue alimentado!

Exames mais comuns que não necessitam de jejum: hemograma; tipagem sanguínea; beta HCG (teste de gravidez); plaquetas; PSA (antígeno prostático específico); hepatite (todos os tipos); T3, T4 e TSH (exames para avaliação da função da tireoide); sorologias para rubéola e toxoplasmose; ureia; creatinina; magnésio; cálcio; potássio; sódio; progesterona; bilirrubina e anti-HIV, entre outros.

.

4. Pela manhã

A maioria dos exames não precisa ser realizada somente no período da manhã, já que muitos testes dispensam o jejum completamente ou necessitam de poucas horas de abstinência, que podem representar o intervalo entre as grandes refeições. Alguns outros, embora liberados do jejum, precisam ser feitos em horários específicos. É o caso da dosagem de ferro e dos hormônios ACTH, cortisol e CTx. Isso porque há substâncias que sofrem variação ao longo do dia e atingem o nível máximo pela manhã. A recomendação para esse tipo de exame é específica para cada um deles. Cortisol e ACTH devem ser coletados entre 7 e 9 horas e ferro, até 10 horas.

.

5. Jejum e alterações fisiológicas

Aos poucos, as reservas de glicose, rapidamente disponíveis no corpo, vão se esgotando, e outras fontes de energia, como proteínas e gorduras, passam a ser utilizadas para que o organismo se mantenha vivo. Quanto mais longo for o jejum, mais gordura e proteínas são consumidas. Por isso, para alguns exames relacionados ao metabolismo de elementos, como glicose e gorduras, há definições de tempo de jejum, pois o valor de referência do exame foi padronizado com esse tempo.

.

6. Bebidas alcoólicas e tabaco

Um cuidado extra deve ser tomado com a ingestão de bebidas alcoólicas e o uso tabaco. Alguns testes exigem abstinência por períodos específicos dessas substâncias. Por exemplo, o ideal para a dosagem dos triglicerídeos e da glicose é a interrupção de álcool por três dias.

.

7. Quando essas regras não se aplicam?

Sempre que o médico orientar um procedimento diferente do padronizado. Em casos especiais, é importante para o diagnóstico ou o acompanhamento do paciente que algum exame seja realizado fora desses padrões e, conforme a sinalização na requisição médica, cabe ao laboratório atender a essa exigência.

.

Fonte

Adília Segura – Diretora-médica e patologista clínica do laboratório Exame.

.

Sobre o Exame – Laboratório e Imagem

O Exame nasceu há 38 anos em Brasília e atualmente possui mais de 25 unidades de atendimento no Distrito Federal. Considerado pioneiro no segmento de exames de análises clínicas e com um corpo clínico altamente capacitado, o laboratório disponibiliza, agora, o serviço de diagnóstico por imagem, possibilitando ao paciente realizar todos os exames em um só lugar. O laboratório oferece a seus clientes serviços e soluções inovadoras, com confiança, credibilidade, conveniência e tecnologia de ponta, além do alto padrão de qualidade comprovado pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC), o ISO 9001 e a Proficiência em Ensaios Laboratoriais (PELM). Além disso, por meio do programa Exame Melhor Idade, o laboratório oferece aos idosos assistência exclusiva, preços diferenciados e atendimento domiciliar sem taxa. Pensando nas crianças, o Exame possui um espaço preparado especialmente para atendê-las. A marca conta, também, com mais de três mil tipos de exames de análises clínicas, anatomia patológica, diagnóstico por imagem.

Para mais informações acesse o site www.laboratorioexame.com.br ou entre em contato com o Atendimento ao Cliente no (61) 4004-3883.

.

*****

.

 

Bruna Gulart
(55 61) 3039-8393/ 8161-8102
bruna.gulart@imagemcorporativa.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.