Aminoácidos – benefícios para quem pratica exercícios físicos

Para que a atividade física proporcione em sua plenitude benefícios como uma maior disposição ou um corpo mais saudável e bonito, são necessários alguns cuidados a fim de evitar que esta prática cause dores, fadiga e lesões. A renovação da proteína muscular é uma consequência natural de um esforço físico intenso. A energia demandada pelos músculos e esforço deles exigido no exercício físico gera microlesões do tecido muscular, as quais posteriormente são recuperadas pelo organismo, mas durante este processo são comuns a fadiga e as dores musculares. Estes efeitos podem ser atenuados ou mesmo evitados com a ajuda da suplementação com aminoácidos.

A ingestão de suplementos alimentares à base de BCAAs – uma combinação dos aminoácidos de cadeia ramificada leucina, isoleucina e valina – pode ser uma boa opção para proporcionar uma recuperação muscular pós-exercício mais rápida, o que contribui para uma maior eficiência no condicionamento físico, para melhorar o desempenho durante o exercício, assim como o bem-estar após o treino.

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Dados científicos

Estudos comprovam que a ingestão de BCAAs combinada com carboidratos diminui em 50% a degradação muscular, se comparada à ingestão de carboidratos isoladamente. O consumo de aminoácidos de cadeia ramificada pode reduzir, até pela metade, a dor muscular e a fadiga após a atividade física, quando comparada à prática de exercícios sem suplementação. Entre os praticantes regulares de exercícios, a atuação dos BCAAs pode ser percebida na forma do ganho de massa e força muscular.

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Aminoácidos – fonte da vida

Os BCAAs são aminoácidos essenciais, ou seja, não são produzidos naturalmente pelo organismo humano, portanto devem ser obtidos através dos alimentos, sendo seu aporte fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo. No caso dos BCAAs, uma de suas funções é o de estimular a síntese proteica para reconstituição do tecido do músculo e, consequentemente, a recuperação muscular pós-exercício. A maior eficiência na recuperação muscular, por meio de um uso regular dos BCAAs, se traduz na prática pelo benefício de um aumento da força muscular e da resistência durante a prática de exercícios físicos.

A suplementação com BCAAs na forma livre é vantajosa em relação ao consumo de proteínas, pois, quando ingeridos, são rapidamente disponibilizados para a absorção dos músculos e de outros tecidos.

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Consumo seguro

Isolados ou combinados com outros aminoácidos, os BCAAs são nutrientes naturalmente encontrados em vários alimentos protéicos, como leite, carne branca ou vermelha, ovos, feijão e nozes – comumente presentes no dia a dia do brasileiro. Em outras palavras, seu consumo é seguro e não representa riscos à saúde.

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Recomendações de uso

Atualmente, os BCAAs podem ser encontrados em comprimidos, cápsulas, pó para preparo de bebida, ou bebidas prontas para o consumo.

Vale ressaltar, no entanto, que o uso de BCAAs é recomendado para pessoas que seguem uma rotina regular de exercícios físicos – lembrando sempre da importância de consultar um médico ou nutricionista antes do consumo de qualquer suplemento. Um profissional da saúde é capaz de indicar o uso adequado de BCAAs, que depende das necessidades individuais de cada praticante de atividade física como sua constituição corporal, tipo, intensidade, duração e frequência do exercício e a composição de sua dieta habitual.

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Fonte

A Ajinomoto é a única empresa que produz aminoácidos para uso humano no Brasil e a maior fabricante da matéria-prima no mundo. A empresa fabrica os 20 aminoácidos existentes na natureza, produzidos pelo processo natural de fermentação, utilizando a cana-de-açúcar como matéria-prima, no Brasil. Os aminoácidos oferecidos pela companhia também estão presentes em produtos como xampus, condicionadores, sabonetes e hidratantes, além de serem aplicados na nutrição clínica (intravenosa), bem como adicionados a fertilizantes produzidos pela empresa e na produção de ração de aves e suínos.

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Informações

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