26 de março – Dia Mundial da Conscientização da Epilepsia

Cidades brasileiras realizarão ações do Purple Day para lembrar a população da síndrome

 

A epilepsia é uma síndrome caracterizada pela alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, indicando que um grupo de células cerebrais se comporta de maneira instável causando reações físicas conhecidas como crises epilépticas. As crises duram alguns segundos ou minutos, variam de um caso para outro, e podem ser acompanhadas por diversas manifestações clínicas como contrações musculares, mordedura da língua, salivação intensa, sensação de “desligamento” por alguns segundos, movimentos automáticos e involuntários do corpo, percepções visuais ou auditivas estranhas e alterações transitórias da memória. São estas reações que, muitas vezes, fazem com que a pessoa sofra discriminação. Para esclarecer estas e outras dúvidas sobre o assunto, foi criado mundialmente o Purple Day (Dia Roxo), que tem como objetivo desmistificar o problema e levar informação à população das grandes cidades.

O Purple Day é realizado em 26 de março, Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia, e na data, pessoas do mundo inteiro são convidadas a apoiarem a causa, vestindo uma peça na cor roxa para destacar a importância da conscientização do problema. O dia foi criado em 2008 pela canadense de nove anos Cassidy Megan, em parceira da Associação de Epilepsia da Nova Escócia (EANS), com o objetivo de mostrar que as pessoas com epilepsia não estão sozinhas. A canadense escolheu a cor roxa devido à flor de lavanda, que é associada ao sentimento de solidão, pois representa o isolamento vivido por muitas pessoas que têm epilepsia.

De acordo com Eduardo Caminada Júnior, embaixador do Purple Day no Brasil e Vice-presidente da EPIBRASIL (Federação Brasileira de Associações de Pessoas com Epilepsia), os portadores ainda tem grande dificuldade de socialização por conta do desconhecimento do assunto. “O país começou a participar mais ativamente do Purple Day desde 2011, com divulgação na mídia e participações em congressos, simpósios, palestras e eventos de uma maneira em geral. Neste ano, as ações de conscientização estão confirmadas em vários estados, entre eles estarão São Paulo, Minas Gerais e Paraná.”

Em São Paulo, o evento acontecerá Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSPcom palestras sobre epilepsia com o objetivo de explicar o problema, estigma, diagnóstico e tratamentos para familiares e pacientes com a presença de Eduardo e outros especialistas. Já em Campinas, com apoio do Professor Doutor Li Li Min, a faculdade de medicina da UNICAMP será iluminada de roxo durante toda a semana. Em Curitiba, Adriana Grassi Bonamigo, mãe de uma paciente com epilepsia organizará a distribuição de materiais informativos e lacinho roxo estilizado para reforçar o assunto.

No Rio de Janeiro, o Instituto do Cérebro sediará o evento que mostrará vídeos e distribuição de material informativo para o público. A partir das 16 horas, acontecerão palestras com o Dr. Eduardo Faveret sobre epilepsia relacionada à questão do estigma, trabalho, importância das associações, entre outros. As pessoas estão convidadas a comparecer vestidas ou com detalhes na cor roxa. Além disso, a cidade de Barra Mansa no Rio de Janeiro terá o apoio dos guardas municipais, que usarão um lacinho roxo no uniforme e haverá a distribuição dos panfletos, em parceria com a Secretaria da Saúde do município.

Em Belo Horizonte, a ação será o Yakisoba Purple Party. Idealizada pela presidenta da EPIBRASIL, Maria Carolina Doretto, o almoço acontecerá no Restaurante Jhones Peixes e Pizzaria, no qual os participantes estão convidados a vestir a cor roxa ou lilás. O objetivo do evento é arrecadar fundos para a Associação Mineira de Epilepsia.

Em João Pessoa, na Paraíba, o Purple Day será lembrado em um evento na Praça João Pessoa que contará com tendas para exibição de vídeos educativos e distribuição de informativos.

No Rio Grande do Norte a ação ficará por conta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte que abordarão informações sobre a epilepsia e treinamento para primeiros socorros frente a uma convulsão.

.

*****

.

Larissa Peruccini
Relações com a Mídia
Máquina Public Relations
Tel.: 55 11 3147 7900 • Ramal 7485
Cel.: 55 11 95353 4594
www.grupomaquina.com
blog.grupomaquina.com
twitter.com/GrupoMaquina
www.facebook.com/MaquinaPR




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.