Dia Mundial da Água – pequenas mudanças na rotina contribuem para saúde de todos

Com as altas temperaturas enfrentadas pelos brasileiros nesse ano, o consumo de água é item essencial no cotidiano. A água é o nutriente mais importante no corpo humano e não possui estoque em nosso organismo, por isso a reposição precisa ser diária. Como alerta de sua importância é comemorado no dia 22 de março, o Dia Mundial da Água, pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A melhor forma de repor a água perdida pelo organismo é a sua ingestão diária. Especialistas indicam que o ideal é beber em torno de 2 a 3 litros de água diariamente, e em situações como calor intenso ou prática de exercício físico, deve-se aumentar a quantidade. Essa quantidade varia em função da idade, do sexo e de tecido adiposo que a pessoa possui.

Segundo a Dra. Liliane Oppermann, a ingestão diária adequada de água é responsável também por colaborar nas dietas de emagrecimento, sendo um dos itens primordiais na reeducação alimentar, comportamento observado inclusive nos casos de pessoas que emagrecem e não voltam a engordar. “Isso ocorre porque o centro da fome e da sede são próximos no cérebro e costumam confundir a sensação de sede com fome, ou seja, um belo copo de água na hora certa pode impedir o consumo de uma refeição hipercalórica e desbalanceada”, destaca a doutora.

Hoje, uma das preocupações recorrentes é a ingestão de líquidos açucarados pelas crianças e adolescentes em substituição à água. O estudo recente Liquid Metrics Brasil Infância e Adolescência apontou que jovens com idade entre 11 e 17 anos consomem, só por meio de bebidas açucaradas, 15% das recomendações energéticas diárias para alimentos sólidos e líquidos feitas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), ultrapassando o limite máximo de 10% de açúcares livres recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

Outro dado preocupante é que 38% das crianças e adolescentes que participaram do estudo bebem menos do que 1,5 litros de líquido por dia. Ressalta-se que 18% delas ingerem menos do que um copo de água por dia (250 ml). O consumo de açucares pode contribuir fortemente para outro problema, o aumento de peso e, consequentemente, para a obesidade.

O incentivo ao aumento no consumo de água surge como uma das mais importantes ferramentas à disposição de profissionais de saúde e pais na prevenção e controle do ganho de peso e na consequente manutenção da saúde de crianças e adolescentes.

.

Pequenas atitudes na rotina diária podem contribuir e muito com a saúde de todos, principalmente das crianças. Confira algumas dicas:

* Na lancheira, colocar junto com os alimentos uma garrafinha de água

* Em casa, sempre ter à disposição uma garrafa com água na geladeira

* Realizar brincadeiras que mostrem a importância de beber água todos os dias

* Substituir o refrigerante e sucos industrializados por água

* Pratique exercícios físicos junto com as crianças

.

Fonte

 Liliane Oppermann – Médica nutróloga.

.

 
Sobre a Danone

O Grupo francês Danone é líder mundial de produtos lácteos frescos, vice-líder em águas, nutrição infantil e terceiro em nutrição médica. Reconhecida por sua missão de levar saúde e nutrição ao maior número de pessoas, sempre de uma maneira saborosa e inovadora, a Danone está presente em mais de 120 países nos cinco continentes e conta com mais de 100 mil colaboradores. Há mais de 40 anos no Brasil, desde o lançamento do primeiro iogurte com polpa de frutas à variedade de opções de produtos lácteos frescos dos dias de hoje, a Danone revolucionou os hábitos de consumo e conquistou o paladar dos brasileiros, consolidando-se como sinônimo não só de iogurte, mas também de saúde e nutrição. Líder em diversos países com marcas fortes de águas engarrafadas, como Evian, Aqua e Volvic, Danone inaugurou sua presença na categoria de águas no Brasil em 2008 com Bonafont, comercializada também no México e na Argentina.

.

*****

 

Informações

Zeno Group
Débora Bassanezi da Costa – debora.costa@zenogroup.com
Simone Carmona– simone.carmona@zenogroup.com
(11) 3146-0997

Simone Carmona
www.facebook.com/zenogroup
office: +55.11.3146.0997
www.zenogroup.com
A DJEdelman Company




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.