Cuidado com o excesso de maquiagem no carnaval

Oftalmologista explica que o uso inadequado deste item pode causar incômodos e alergias oculares

.

O Carnaval está chegando e os preparativos para as festas estão a todo vapor. A maquiagem é dos itens mais usados para compor os looks de folia. Quanto mais colorida, melhor! Mas tome cuidado. A diversão pode virar problema.

“Uso inadequado de maquiagem pode causar incômodos e até alergias nos olhos. Nunca use sombras ou lápis muito próximos aos olhos. A raiz dos cílios, conhecida popularmente como linha d’água, é o limite”, alerta o Dr. Vitor Lim.

O incidente mais comum é o contato dos produtos dentro dos olhos. Isso causa dor, irritação e vermelhidão no local. Os famosos glitters são os maiores vilões da saúde ocular por terem uma textura mais grossa e resistente. “Esses produtos causam muita coceira, o que pode arranhar e ferir a córnea. O fato de coçar, em casos mais graves, pode levar ao astigmatismo.”

Outro problema muito recorrente é o compartilhamento da maquiagem, atitude que pode transmitir vírus e bactérias. “Usar os mesmos produtos em muitas pessoas não é recomendado. Isso pode levar à conjuntivite, doença causada por um vírus”, comenta Dr. Vitor Lim. O médico esclarece que os colírios lubrificantes, também, não devem ser divididos.

Após a folia, nada de dormir com a maquiagem. O oftalmologista ressalta que os produtos devem ser totalmente retirados, principalmente aqueles que estão na região dos olhos. “Durante a noite não temos controle sobre os nossos atos, os resíduos podem cair dentro do olho e causar coceira”, reforça Dr. Vitor Lim. O médico lembra que em casos de irritação o olho deve ser lavado com água limpa corrente ou soro fisiológico.

.

Fonte

Vitor Lim – Médico oftalmologista do Visão Institutos Oftalmológicos.

.

*****

 

Christiana Ribeiro
Imagem Corporativa
www.imagemcorporativa.com.br
www.twitter.com/icdigital
Tel: (55 61) 3039-8393
Cel: (55 61) 8491-0038

 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.