Dia Nacional da Mamografia

 CBR atenta para a qualidade nos exames e a má distribuição dos mamógrafos no Brasil
A mamografia é o principal exame para detectar precocemente o câncer de mama
A expectativa é que a doença atinja cerca de 57 mil novos casos no Brasil em 2014

.

Instituída por iniciativa do Colégio Brasileiro de Mamografia e Diagnóstico por Imagem (CBR), em conjunto com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), o Dia Nacional da Mamografia será comemorado hoje, 5 de fevereiro. Este é o principal exame para detectar o câncer de mama precocemente, o que aumenta as chances de cura.

No Brasil, a expectativa é que, em 2014, surjam mais de 57 mil novos casos de câncer de mama, segundo as estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), sendo que em 2011, foram 13.225 mortes, 120 homens e 13.225 mulheres.

“Os índices de mortalidade ainda são altos, resultados muitas vezes da dificuldade de acesso e má distribuição dos 4.500 mamógrafos existentes no Brasil, assim como a qualidade – muitas vezes duvidosa – dos exames”, afirma a dra. Linei Urban, coordenadora da Comissão de Mamografia do CBR/SBM/FEBRASGO.

Segundo informações do CBR, o câncer de mama é um mal cada vez mais curável e isso se deve muito ao rastreamento mamográfico. “No horizonte do câncer de mama, contudo, está a redução da mortalidade, que já está presente nos países com rastreamento bem feito há muitos anos”, comenta a especialista.

.

Programas de Qualidade

A Comissão Nacional de Mamografia do CBR/SBM/FEBRASGO conta com um Programa de Qualidade que assegura que os mamógrafos, as imagens e a qualificação dos médicos radiologistas estejam adequados.

No entendimento do CBR, é fundamental que os pacientes questionem se o local onde realizam a mamografia está de acordo com os padrões qualitativos. “Caso contrário, pode até ser prejudicial, pois passa uma falsa impressão de segurança”, alerta a Dra. Linei Urban.

.

*****

.

Oficina de Mídia (11) 2219-2433
Maurício Santini (11) 99224-8737
Solange Melendez (11) 99232-9712




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.