O seu intestino funciona bem?

Para evitar problemas intestinais é indicado o consumo diário de hortaliças, frutas e alimentos integrais

.

Dados do Instituto de Pesquisa AC Nielsen revelam que 32% das mulheres brasileiras possuem desconforto e dificuldades para irem ao banheiro. Um dos fatores que contribuem para o mau funcionamento do intestino é a vergonha de usar o banheiro em lugares públicos ou fora de casa, o que acontece com bastante frequência durante viagens de férias.

Dra. Myrna Campagnoli alerta que o problema é mais grave do que aparenta, já que 80% do potencial imunológico humano se concentra na mucosa intestinal. Além disso, o funcionamento correto do intestino previne algumas lesões, dor e sangramento na região anorretal, além de contribuir para o bem estar físico e psicológico do indivíduo.

As síndromes do intestino irritável e do intestino preguiçoso estão entre os problemas intestinais mais comuns e ambos são muito desconfortáveis para o paciente. “Na presença de quaisquer alterações do hábito intestinal, agudas ou de longa data, é muito importante consultar um especialista, para o correto diagnóstico. O médico irá avaliar o histórico clínico e alimentar e a realização de exames laboratoriais, testes de absorção e exames de imagem”, explica a médica.

Dra. Myrna ressalta que as doenças da tireoide, as intolerâncias alimentares (especialmente glúten e lactose), o sedentarismo, a pouca ingestão de líquidos e a alimentação incorreta são, também, motivadores do mau funcionamento do intestino. “Uma alimentação rica em fibras de boa qualidade nutricional, atividade física regular, ingestão de líquidos e o estabelecimento de um período regular pré-determinado para a evacuação são as melhores providências para evitar o problema”, indica.

A endocrinologista sugere, também, o consumo diário de hortaliças (legumes e verduras), frutas e alimentos integrais, ao invés dos refinados. A ingestão diária de fibras, segundo a médica, deve ser entre 20 e 30 gramas. “Ingerir mais alimentos crus, que são aqueles que possuem maior quantidade de fibras, ao invés dos cozidos e triturados, é uma boa alternativa de absorção da quantidade de fibras necessária ao organismo”.

.

Alimentos ricos em fibras

* Frutas: mamão, pera, ameixa, laranja, abacaxi, pêssego, uva-passa, figo e damasco;

* Verduras: alface, couve, rúcula, acelga, agrião, aipo, escarola, espinafre, nabo;

* Legumes: abóbora, cenoura e beterraba;

* Cereais: gérmen de trigo, aveia, granola;

* Integrais: Pão integral, barra de cereais, bolachas com fibras;

* Grãos: Feijão, grão de bico, fava e lentilha.

.

Fonte

Myrna Campagnoli – Médica endocrinologista do laboratório Exame.

 

 
Sobre o Exame Laboratório e Imagem

O Exame nasceu há 38 anos em Brasília e atualmente possui mais de 29 unidades de atendimento no Distrito Federal e Entorno. Considerado pioneiro no segmento de exames de análises clínicas e com um corpo clínico altamente capacitado, o laboratório disponibiliza, agora, o serviço de diagnóstico por imagem, possibilitando ao paciente realizar todos os exames em um só lugar. O laboratório oferece a seus clientes serviços e soluções inovadoras, com confiança, credibilidade, conveniência e tecnologia de ponta, além do alto padrão de qualidade comprovado pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC), o ISO 9001 e a Proficiência em Ensaios Laboratoriais (PELM). Além disso, por meio do programa Exame Melhor Idade, o laboratório oferece aos idosos atendimento exclusivo, preços diferenciados e taxa da coleta domiciliar gratuita. Pensando nas crianças, o Exame possui um espaço preparado especialmente para atendê-las. A marca conta, também, com mais de três mil tipos de exames de análises clínicas, anatomia patológica, imagem, serviço de vacinas e uma unidade 24 horas, localizada na 716 Sul.

Para mais informações acesse o site www.laboratorioexame.com.br ou entre em contato com o Atendimento ao Cliente no (61) 4004-3883.

*****

 

Gabriel Valério
Imagem Corporativa
www.imagemcorporativa.com.br
www.twitter.com/icdigital
São Paulo / Rio de Janeiro / Brasília
Tel: (55 61) 8145-6840 / 3039-8101




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.