Cinco dicas para perder o medo de ressonância magnética

O medo e a insegurança frente a exames clínicos, laboratoriais e procedimentos médicos de rotina são relativamente comuns no grande público. Entre os exames de diagnóstico por imagem, a ressonância magnética desponta como uma das tecnologias mais avançadas, porém ao mesmo tempo cercada de mitos relacionados a episódios de ansiedade em lugares restritos, ou mesmo de crises de claustrofobia. Isso deriva em parte da necessidade de permanecer em um ambiente estreito, submetido a altos ruídos que o equipamento emite para adquirir as imagens, aliado à ansiedade natural que acompanha alguns pacientes nesse tipo de exame.

.

Dr. Marcelo Canuto dá algumas dicas para facilitar a realização do exame.

1. Desvendando o exame: tire as dúvidas

Uma boa conversa entre paciente e a equipe médica ajuda a esclarecer como será o procedimento e toda a segurança oferecida pelo equipamento, bem como seus benefícios. Isso pode reduzir a ansiedade e o temor, permitindo que o exame seja realizado com maior confiança e tranquilidade.

2. Você não estará sozinho!

Durante todo o exame o paciente será acompanhado pela equipe técnica, que inclui médico, enfermeiros e técnicos de radiologia, sendo observado a cada instante. “Se o paciente sentir algum desconforto ou se quiser falar com a equipe, basta apertar um dispositivo manual, que é entregue a ele no início do exame, e um alerta sonoro é emitido na sala de comando”, explica Dr. Marcelo. Saber que você não estará sozinho também ajuda a enfrentar o nervosismo. É possível também que o acompanhante do paciente permaneça junto na sala de exame.

3. O ambiente ajuda a tranquilizar

Estar em um ambiente calmo, acolhedor e humanizado ajuda a tranquilizá-lo no momento de fazer uma ressonância magnética. “Entre outras medidas para gerar maior conforto, o laboratório Exame oferece o Cinema Vision, um sistema de entretenimento que permite ao paciente assistir a canais abertos ou fechados de TV, acessar os programas favoritos, escutar músicas e manter contato visual e verbal com o operador do exame”, explica o médico radiologista. A sala dos procedimentos de ressonância magnética oferece, ainda, um ambiente diferenciado (painéis com imagens), com o objetivo de diminuir sensações de desconforto e incômodos.

4. Conforto

Existem posições que auxiliam o paciente com claustrofobia a se sentir mais confortável durante o exame. Uma das opções é colocar as pernas dele em um apoio, deixando-as um pouco elevadas. Nessa posição, o paciente fica mais relaxado e diminui a sensação de “estar trancado”.

5. Sem pânico

Outra forma de reduzir a claustrofobia é colocar primeiro os pés do paciente em vez da cabeça no aparelho de ressonância. Isso é possível no exame de algumas regiões do corpo, como os tornozelos, joelhos, quadris, pelve e abdome, etc. “Em outros tipos de exames há espelhos pelos quais o paciente consegue enxergar a sala de comando”, esclarece Dr. Marcelo.

.

Fonte

Marcelo Canuto – Diretor-médico e radiologista do Exame Laboratório e Imagem.

.

 

           Sobre o Exame Laboratório e Imagem

       O Exame nasceu há 38 anos em Brasília e atualmente possui mais de 29 unidades de atendimento no Distrito Federal e Entorno. Considerado pioneiro no segmento de exames de análises clínicas e com um corpo clínico altamente capacitado, o laboratório disponibiliza, agora, o serviço de diagnóstico por imagem, possibilitando ao paciente realizar todos os exames em um só lugar. O laboratório oferece a seus clientes serviços e soluções inovadoras, com confiança, credibilidade, conveniência e tecnologia de ponta, além do alto padrão de qualidade comprovado pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC), o ISO 9001 e a Proficiência em Ensaios Laboratoriais (PELM). Além disso, por meio do programa Exame Melhor Idade, o laboratório oferece aos idosos atendimento exclusivo, preços diferenciados e taxa da coleta domiciliar gratuita. Pensando nas crianças, o Exame possui um espaço preparado especialmente para atendê-las. A marca conta, também, com mais de três mil tipos de exames de análises clínicas, anatomia patológica, imagem, serviço de vacinas e uma unidade 24 horas, localizada na 716 Sul.

Para mais informações acesse o site www.laboratorioexame.com.br ou entre em contato com o Atendimento ao Cliente no (61) 4004-3883.

.

*****

.

Gabriel Valério
Imagem Corporativa
www.imagemcorporativa.com.br
www.twitter.com/icdigital
São Paulo / Rio de Janeiro / Brasília
Tel: (55 61) 8145-6840 / 3039-8101

 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.