Dor de cabeça pode ser sintoma de disfunção mandibular

Ressonância magnética é um dos métodos mais eficazes para detecção da disfunção da articulação temporomandibular

 

As dores de cabeça não são sintoma exclusivo de problemas neurológicos. Elas podem ser relacionadas à disfunção da articulação temporomandibular (disfunção-ATM), que nada mais é do que uma alteração da articulação que liga o crânio à mandíbula.

Dr. Marcelo Canuto explica que os principais sintomas da disfunção-ATM são dores faciais, dificuldade na mastigação, limitação da abertura da boca. “Além disso, ‘cliques’ audíveis ao abrir e/ou fechar a boca e até cefaleia podem indicar o surgimento da disfunção”, esclarece.

Apesar dos sintomas não serem tão específicos, existem maneiras de diagnosticar a doença com precisão. “A ressonância magnética é o único método de imagem que permite a visualização direta do menisco articular, pois consegue identificar se a posição dele é normal ou anormal”, ressalta Dr. Marcelo.

 

O exame de ressonância magnética permite um estudo dinâmico, no qual são feitas imagens de alta resolução e em vários graus de abertura da boca. “Isso permite avaliar se existe luxação do menisco articular e se esta luxação pode ou não ser reduzida com o movimento de abertura bucal”, afirma o médico.

 

Outros métodos, como raios-X e tomografia computadorizada ajudam no diagnóstico de disfunção-ATM. Contudo, Dr. Marcelo indica a utilização da ressonância magnética, pois o método ajuda a identificar a causa mais comum da doença, que é a luxação do menisco articular, e outras causas menos comuns como, por exemplo, lesões inflamatórias e degenerativas.

“Ambos os métodos (raios-X e tomografia computadorizada) só permitem avaliar o osso e ter uma ideia do espaço articular, sem capacidade de visualização direta do interior da articulação. Só a ressonância magnética é capaz de fazer isso, o que a torna muito eficaz no diagnóstico da doença”, finaliza o radiologista.

 

Fonte

Marcelo Canuto – Diretor-médico e radiologista do laboratório Pasteur.

 

Sobre o Pasteur Medicina Diagnóstica

O Pasteur nasceu há 38 anos em Brasília e atualmente possui 29 unidades de atendimento no Distrito Federal e Entorno. Considerado referência no segmento de medicina diagnóstica, o laboratório disponibiliza aos clientes serviços com qualidade e credibilidade. E, para quem não tem plano de saúde, o programa Pasteur Popular oferece exames com preços acessíveis para toda a família. A marca conta, ainda, com o projeto Pasteur Melhor Idade, que oferece atendimento diferenciado para idosos e uma série de vantagens, como descontos especiais no valor dos exames de análises clínicas, anatomia patológica e imagem. Com o objetivo de buscar continuamente mais conforto aos pacientes, o laboratório desenvolveu o conceito de atendimento integrado na Mega Unidade Taguatinga Norte, que oferece mais de três mil tipos de exames de análises clínicas, anatomia patológica e diagnóstico por imagem no mesmo local.

Para mais informações acesse o site www.pasteur-df.com.br ou entre em contato com o Atendimento ao Cliente no (61) 4004-9669.

.

*****

 

Gabriel Valério
Imagem Corporativa
www.imagemcorporativa.com.br
www.twitter.com/icdigital
São Paulo / Rio de Janeiro / Brasília
Tel: (55 61) 8145-6840 / 3039-8101

 

                                                           




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.