Alimentação nas festas de fim de ano

Cuide da alimentação nas festas de fim de ano e não deixe a má digestão acabar com os seus programas

.

É quase impossível resistir às delicias que são feitas nas festas de fim de ano. Afinal, são receitas que normalmente estão presentes no cardápio apenas nesta época do ano. Sendo assim, a tendência é comer mais para saciar a vontade de experimentar tudo e compensar depois. Pensando nisso, Dra. Vanderlí Marchiori alerta sobre alguns cuidados para evitar este problema.

A falta de cuidado e os frequentes excessos são os grandes vilões de uma boa alimentação. Nas festas de fim de ano esses deslizes são muito comuns e o resultado é a má digestão junto com o desconforto e mal estar. Neste caso, é importante não deixar de lado a hidratação e a prática de atividades físicas, essenciais para o bem-estar e recuperação do organismo.

“Para evitar os desconfortos causados pelos excessos, o ideal é recorrer a soluções com propriedades digestivas. Plantas como o boldo, ótimas para fazer um chá, possuem propriedades benéficas para o fígado; o ruibarbo, que é conhecido por ser digestivo, e a cáscara sagrada, que melhora o fluxo da secreção do pâncreas, são excelentes para este tipo de problema”, afirma a nutricionista. Nestes casos, os fitoterápicos assumem um papel importante no combate ao desconforto digestivo.

.

A especialista ainda dá dicas do que pode ser feito para aproveitar melhor esses momentos de confraternização e verdadeiros banquetes:

* Antes de sair para encontros com amigos, coma uma fruta com aveia – garante saciedade e não sobra muito espaço para besteiras;

* Não beba líquidos junto com comidinhas. Beba dez minutos antes ou pelo menos meia hora depois de comer;

* Abusou de carnes e frituras? Uma fatia de abacaxi bem geladinha com raspas de limão e hortelã picados auxiliam muito na digestão;

* Troque as opções fritas por assadas: asse o alimento em forno brando para garantir o cozimento interno e aumente a temperatura para poder dourar e deixar o alimento crocante;

* Espere pelo menos 15 minutos para atacar a sobremesa. Escolha cuidadosamente o que atende sua preferência e experimente. Os outros doces não preferidos devem ser evitados, pois comer muito açúcar após a refeição gera mal estar imediato;

* Compre perus e pernis menores. A tendência das pessoas é comprar perus ou pedaços de porcos com 7 quilos e só o fato de ter muito volume já induz as pessoas a consumirem mais e, consequentemente, não digerirem tão bem.

 

Fonte

Vanderlí Marchiori – Nutricionista especialista em fitoterapia.

 

Informações sobre a Takeda

A Takeda é uma companhia global orientada para pesquisas com foco no desenvolvimento de produtos farmacêuticos. Na qualidade de maior companhia farmacêutica do Japão e uma das líderes globais da indústria, a Takeda tem o compromisso de lutar pela melhoria da saúde das pessoas em todo o mundo por meio da liderança na inovação de medicamentos.

Há informações adicionais sobre a Takeda no site corporativo da empresa: http://www.takedabrasil.com/

.

*****

.

Mariana Cooke | Healthcare | Burson-Marsteller Brasil
Av. Chedid Jafet, 222, Bloco C – 5º andar
Vila Olimpia | São Paulo, Brazil | 04551-065
(11) 3094-2247 | (11) 97289-6032 | Mariana.Cooke@bm.com
www.Burson-Marsteller.com




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.