Diabetes aumenta as chances de problemas cardíacos

Altos níveis de açúcar no sangue ajudam a obstruir os vasos sanguíneos, podendo causar AVC e infarto

.

Na próxima quinta-feira (14), será comemorado o Dia Mundial da Diabetes. A estimativa do Ministério da Saúde é que em 2025 a doença acometa, mundialmente, 380 milhões de pessoas. Dr. Sidney Cunha alerta para os riscos de problemas cardíacos desenvolvidos pela diabetes. “A diabetes aumenta as chances de problemas no sistema cardiovascular, pois desencadeia um processo inflamatório nas artérias. Esta inflamação agrava o depósito de gordura nos vasos sanguíneos, gerando as obstruções, ou seja, a aterosclerose.”

O médico esclarece que um dos principais fatores de risco para o surgimento da diabetes melitus é a obesidade, porque a alta concentração de gordura no corpo prejudica a ação da insulina. “O pâncreas desenvolve um processo de superprodução de insulina, pois a gordura corpórea impede que este homônimo atue. No longo prazo, este processo, chamado de resistência à insulina, causa uma falha no pâncreas, agravando a saúde do paciente.”

Ele acrescenta que a obstrução dos vasos sanguíneos pode causar problemas graves no organismo como, por exemplo, acidente vascular cerebral (AVC) e infarto do miocárdio. “O entupimento das artérias gera uma carência de sangue nos órgãos, no caso do infarto do miocárdio, falta sangue para o músculo do coração. Já no AVC, conhecido popularmente como derrame, a causa é a falta de sangue no cérebro.”

A melhor maneira de evitar essas doenças graves é a prevenção. “A perda de peso é de suma importância para o tratamento do diabetes. Além disso, pode ser indicado tratamento com medicação para controlar os níveis de colesterol e de açúcar do sangue. A pressão arterial também deve ser monitorada”, esclarece o especialista.

Dr. Sidney lembra que o tabaco é um dos principais fatores para agravar a obstrução das artérias. “Este hábito deve ser interrompido e a rotina do paciente deve mudar, incluindo atividades físicas e uma alimentação balanceada”, conclui.

.

Fonte

Sidney Cunha – Médico cardiologista do Hospital do Coração do Brasil, em Brasília.

 

.

 

 

 

.

*****

.

Christiana Ribeiro
Imagem Corporativa
www.imagemcorporativa.com.br
www.twitter.com/icdigital
São Paulo / Rio de Janeiro / Brasília
Tel: (55 61) 8491-0038/3039-8393

 

                                                                  




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.