Verão – começa a maratona pelo corpo ideal

Com a proximidade do verão, muitas pessoas começam a se movimentar
Só não podem esquecer da hidratação constante

.

A estação mais esperada pelos brasileiros está chegando. A menos de um mês do verão, que inicia em 1º de dezembro, é possível perceber que as pessoas já estão se cuidando mais. Afinal, todo mundo quer ficar com um corpo legal para a estação das roupas mais leves e curtas.

Mas para iniciar atividades físicas ou mesmo aumentar a intensidade delas, é preciso tomar alguns cuidados. O calor aliado à prática de exercícios, por exemplo, faz com que o corpo necessite de mais hidratação. A quantidade de líquido a ser ingerida depende de fatores como a duração do exercício, a intensidade, a modalidade, a temperatura, o ambiente, entre outras variantes.

De acordo com a Dra. Myrna Campagnoli, para indivíduos que não são atletas e que praticam exercícios de até 45 minutos de duração a hidratação somente com água pode ser suficiente. “Precisamos esclarecer que os isotônicos são bebidas que possuem a composição aproximada à do suor, ou seja, mantêm o equilíbrio entre água e sais minerais. Todavia, estas bebidas podem ter na composição corantes, aromatizantes, além de calorias.”

A médica destaca que a água de coco, especialmente in natura, é uma boa opção para reidratar, pois é rica em vitaminas, fibras e minerais, além de apresentar um valor calórico reduzido. “Além de ser natural, já é suficientemente adocicada e pode ser consumida em quantidades um pouco maiores do que o isotônico. Vale lembrar que os principais sais minerais encontrados nesta bebida são o sódio e o potássio, mas ela também contém cálcio, magnésio, manganês, ferro, zinco e cobre. A quantidade de sódio equivale a apenas 6% da necessidade diária. Portanto, o seu consumo em quantidades moderadas é saudável e não representa um risco para a saúde.”

Para aqueles que praticam atividade física leve e moderada, a reposição com água de coco ou simplesmente com água é uma ótima opção. Se optar por utilizar a água de coco, apesar do seu baixo valor calórico, a ingestão deve ser moderada e, assim como os isotônicos, não pode ultrapassar de 150 a 200 ml para cada 20 minutos de exercícios.

“Para os atletas de alta performance, em provas longas (com duração acima de 3 horas) é indicada a reposição com isotônicos intercalados com água, no volume de 400 ml a 800 ml por hora, dependendo de fatores individuais (sexo, idade, peso corporal, dentre outros). A água de coco também pode contribuir para a hidratação, pois é um isotônico natural”, esclarece a especialista.

Dra. Myrna lembra, ainda, que o consumo de água de coco ou isotônico tem como única função a hidratação e reposição das perdas calóricas. Não existe nenhuma correlação com aumento do desempenho físico, ou seja, de fornecer mais energia. “Por isso, o consumo deve ser sempre moderado e compatível com o nível de atividade física e das perdas calóricas”, finaliza.

.

Fonte

Myrna Campagnoli  – Médica endocrinologista do laboratório Pasteur.

 

.

 

Sobre o Pasteur Medicina Diagnóstica

O Pasteur nasceu há 38 anos em Brasília e atualmente possui 29 unidades de atendimento no Distrito Federal e Entorno. Considerado referência no segmento de medicina diagnóstica, o laboratório disponibiliza aos clientes serviços com qualidade e credibilidade. E, para quem não tem plano de saúde, o programa Pasteur Popular oferece exames com preços acessíveis para toda a família. A marca conta, ainda, com o projeto Pasteur Melhor Idade, que oferece atendimento diferenciado para idosos e uma série de vantagens, como descontos especiais no valor dos exames de análises clínicas, anatomia patológica e imagem. Com o objetivo de buscar continuamente mais conforto aos pacientes, o laboratório desenvolveu o conceito de atendimento integrado na Mega Unidade Taguatinga Norte, que oferece mais de três mil tipos de exames de análises clínicas, anatomia patológica e diagnóstico por imagem no mesmo local.

Para mais informações acesse o site www.pasteur-df.com.br ou entre em contato com o Atendimento ao Cliente no (61) 4004-9669.

 

 

*****

 

Gabriel Valério
Imagem Corporativa
www.imagemcorporativa.com.br
www.twitter.com/icdigital
São Paulo / Rio de Janeiro / Brasília
Tel: (55 61) 8145-6840 / 3039-8101

 

 

                                                                         




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.