Gravidez – futuras mamães não devem exceder 10kg extras no período da gestação

Amamentar pode ajudar no emagrecimento pós-parto

.

O ganho de peso durante a gravidez é inevitável, mas, em alguns casos, a gestante abusa de alimentos gordurosos e em grandes quantidades e acaba ganhando quilos extras, expondo-as a doenças características do período gestacional. Segundo a Dra. Flávia Fairbanks, o excesso de peso durante a gestação pode trazer complicações como diabetes e hipertensão arterial. “O ideal é que a mulher que inicia a gravidez com o peso adequado engorde entre 10 e 12 quilos.”

O controle da ansiedade é um dos fatores mais importantes para que a futura mamãe mantenha a boa forma durante a gravidez, pois ela é a principal vilã do emagrecimento pós-parto. Além disso, uma nutricionista pode auxiliar na retenção de nutrientes essenciais para uma gestação saudável. Para grávidas com tendência para engordar, Dra. Flávia indica que, após liberação do ginecologista, a mamãe pode procurar um especialista para praticar exercícios físicos leves no período.

Depois do nascimento do bebê, as mães precisam ficar ainda mais atentas com a alimentação e, após dois meses, ela já está apta a retornar, pouco a pouco, sua rotina diária de atividades físicas. Além disso, a amamentação ajuda as mamães voltarem à boa forma, pois ela aumenta o gasto energético em até 500kcal/ dia, retirando a gordura acumulada na gravidez para a fabricação do leite materno.

.

Fonte

Flávia Fairbanks – Médica obstetra  da unidade Itaim do Hospital e Maternidade São Luiz.

 

*****

 

 

 

Hugo Ribeiro
hugo.ribeiro@imagemcorporativa.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.