Alimentação saudável ajuda a prevenir doenças do coração

Portal conta segredos para manter o sistema cardiovascular em dia

Precisamos redobrar o nosso cuidado quando o assunto são as doenças do coração. Quem já apresentou diagnóstico com altos índices de hipertensão e colesterol alto precisa redobrar os cuidados. Uma ótima maneira de amenizar e prevenir esta doença é manter uma boa nutrição, com alimentos ricos em fibras, potássio e fitoesteróis, que ajudam no combate à enfermidade.

O ConsultaClick, portal de agendamento de consultas, explica que para manter a saúde do coração, é importante tirar da nossa dieta ingredientes que contenham altos níveis de sódio. Além de sugerir os alimentos positivos e negativos à doença, o portal explica onde encontrar estes nutrientes benéficos.

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 Onde encontro fitoesteróis?

Iogurte natural, creme vegetal, nozes, amêndoas, óleo de girassol e de canola são alguns exemplos de alimentos com fitoesteróis, que são benéficos para a saúde do coração. Outros nutrientes que não podem faltar no seu dia a dia são as fibras. Prefira sempre pães, torradas e bolos feitos com farinhas integrais e coma mais frutas na hora da sobremesa.

 

Dez alimentos que fazem bem ao coração

1. Brócolis – Alimento de cor verde-escuro é rico em flavonoides e vitamina C, poderosos antioxidantes que beneficiam todo o organismo.

2. Semente de girassol – É uma ótima fonte de selênio e vitamina E, outras poderosas substâncias antioxidantes. Ela ainda possui ômega 3, que estimula a produção do colesterol bom, o HDL.

3. Aveia – É uma excelente fonte de betaglucana, uma fibra capaz de retardar a absorção de carboidratos e gorduras no organismo. Você pode encontrá-la em farinha, flocos e farelo.

4. Peixes de água fria – Peixes como atum, sardinha, salmão e truta possuem alto teor de ômega 3. Esta gordura boa favorece a circulação sanguínea e preveni o entupimento e o enrijecimento dos vasos sanguíneos.

5. Castanhas, amêndoas e nozes – Também possuem grandes quantidades de ômega 3 e ômega 6, que têm ação anti-inflamatória e aumentam o nível do colesterol bom, o HDL. Além de diminuírem os níveis do colesterol ruim, o LDL.

6. Alho – É fonte de alicina, uma substância vasodilatadora que pode prevenir doenças cardiovasculares. Atua ainda prevenindo o enrijecimento dos vasos sanguíneos.

7. Vinho tinto e suco de uva – São fontes de resveratrol, antioxidante que pode ajudar a inibir a formação de plaquetas de gordura no sangue.

8. Azeite – É rico em ômega 9, o que eleva as taxas do bom colesterol, o HDL, e previne a formação de coágulos e plaquetas nos vasos sanguíneos.

9. Abacate – Hoje sabe-se que o abacate possui alto teor de ômega 9, além de ação antioxidante. Vale lembrar que o alimento já foi considerado altamente gorduroso e prejudicial. O abacate, além de estimular a produção do colesterol bom, diminui a ação dos radicais livres, que pode evitar a formação das placas de gordura que bloqueiam a circulação do sangue.

10. Manjericão – Assim como o brócolis, o manjericão é rico em flavonoides, além de ser fonte de vitamina K, ferro, cálcio, vitamina A, manganês, potássio, vitamina C e magnésio. Muitas dessas substâncias ajudam a evitar a formação de placas nas artérias e combatem os radicais livres. Além disso, o magnésio pode ainda ajudar no relaxamento dos vasos sanguíneos, o que facilita a circulação do sangue.

 

Importante:

Essas são dicas para uma alimentação saudável, mas não substituem a orientação de um profissional. Procure sempre um profissional qualificado.

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Fonte – ConsultaClick

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Sobre o ConsultaClick

O ConsultaClick é um portal fundado em 2010 pelo médico João Paulo Nogueira Ribeiro, com o objetivo de revolucionar o sistema de agendamento de consultas na área da saúde no Brasil e no mundo. A plataforma já possui filiais em Portugal, Espanha e Romênia e o número de consultas online disponíveis ultrapassa 1 milhão. Qualquer pessoa pode agendar um horário com seu médico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, entre outras especialidades, pelo ConsultaClick.

O mecanismo é rápido, prático, eficiente e gratuito. Em poucos cliques, o usuário pode encontrar um especialista e fazer o agendamento. Além disso, é possível verificar históricos médicos, receber lembretes das consultas e exames e acessar online os planos de saúde.

O portal não traz apenas benefícios para os pacientes. Para os médicos, por exemplo, pode-se otimizar a agenda, reduzir o absenteísmo, acompanhar o histórico do paciente e ampliar a base de clientes. Esses profissionais podem ainda criar um perfil, divulgar seus currículos, publicar suas agendas, avisar facilmente de eventuais atrasos ou imprevistos e manter automaticamente uma lista atualizada de seus pacientes.

A iniciativa já foi premiada pela disciplina de Inovação do OPM 2012 Harvard e foi finalista top 3 do Prêmio TopBlog 2012. Sua página no Facebook já passou da marca de 220.000 seguidores.

 

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Informações

Spin
Larissa Carvalho – larissa@spin.ag – 11 4314.1984
Sueli Gomes – sueli@spin.ag – 11 4314.1987

 




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