Mamografia auxilia no diagnóstico do câncer de mama

                     Outubro Rosa é o mês de conscientização e combate à doença

.

Segundo o Ministério da Saúde, a mamografia reduz em 30% as mortes por câncer de mama, já que proporciona uma análise correta e precoce da doença. Além deste procedimento é importantíssimo fazer o autoexame, a fim de detectar alguma anomalia ou caroço nas mamas.

Durante o mês de outubro, o ConsultaClick, portal de agendamento de consultas, a comunidade médica, sociedade e Governo unem-se para mostrar a importância da prevenção da doença.

.

     * O que é e como é feita a mamografia?

 Mamografia é um tipo especial de radiografia capaz de detectar alterações na mama, muitas vezes antes que  a paciente ou o médico possam palpar. O aparelho que faz o exame é chamado de mamógrafo, uma variante do aparelho  comum de raios X.

 A paciente deverá ficar de pé adiante do mamógrafo, o exame é feito com a compressão das mamas, uma de cada vez  tanto no sentido vertical como no horizontal.

O uso de creme, desodorante, perfume ou talco no dia do exame não é recomendado. Os produtos podem deixar resíduos que prejudicam a captação das imagens.

O exame pode provocar alguma dor ou desconforto, por isso evite realizá-lo durante o período menstrual, quando as mamas estão mais inchadas e sensíveis. Quem tem prótese de silicone nos seios também deve fazer a mamografia. Lembre-se apenas de avisar o técnico para que ele tome as medidas necessárias.

.


* Autoexame

O autoexame é parte importante na detecção precoce do câncer de mama. É legar fazer todos os meses, sempre de sete a 10 dias após o início do ciclo menstrual. Quem tem mais de 40 anos deve fazer com mais frequência. Lembre-se: o autoexame não substitui a exame médico das mamas.

.

* Exame Clínico das Mamas (ECM)

O exame clínico das mamas é parte importante na prevenção de mortes causadas pela doença. O procedimento pode ser realizado por médicos ou enfermeiros. Em alguns casos, é possível detectar tumores de até um centímetro.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a eficiência do teste varia de 88% a 96% em mulheres com idade entre 50 e 59 anos. Em faixa etária de 40 e 49 anos as chances de detectar o tumor é de 71%.

.

* Quando a mulher deve começar a fazer os exames?

Segundo o MS, mulheres acima dos 40 anos devem fazer anualmente, pelo menos, um exame em consultório médico. Já as mulheres com mais de 50 anos precisam, além do exame clínico, realizar a mamografia todos os anos, mesmo que não tenham sintomas da doença.

.

* Prevenção

Para prevenir o câncer de mama e outras doenças, tenha uma alimentação saudável, pratique exercícios físicos com moderação e vá ao ginecologista regularmente. Cuide-se bem.

.

Sobre o ConsultaClick:

O ConsultaClick é um portal fundado em 2010 pelo médico João Paulo Nogueira Ribeiro, com o objetivo de revolucionar o sistema de agendamento de consultas na área da saúde no Brasil e no mundo. A plataforma já possui filiais em Portugal, Espanha e Romênia e o número de consultas online disponíveis ultrapassa 1 milhão. Qualquer pessoa pode agendar um horário com seu médico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, entre outras especialidades, pelo ConsultaClick.

O mecanismo é rápido, prático, eficiente e gratuito. Em poucos cliques, o usuário pode encontrar um especialista e fazer o agendamento. Além disso, é possível verificar históricos médicos, receber lembretes das consultas e exames e acessar online os planos de saúde.

O portal não traz apenas benefícios para os pacientes. Para os médicos, por exemplo, pode-se otimizar a agenda, reduzir o absenteísmo, acompanhar o histórico do paciente e ampliar a base de clientes. Esses profissionais podem ainda criar um perfil, divulgar seus currículos, publicar suas agendas, avisar facilmente de eventuais atrasos ou imprevistos e manter automaticamente uma lista atualizada de seus pacientes.

A iniciativa já foi premiada pela disciplina de Inovação do OPM 2012 Harvard e foi finalista top 3 do Prêmio TopBlog 2012. Sua página no Facebook já passou da marca de 220.000 seguidores.

.

*****

.

Informações

Spin
Larissa Carvalho – larissa@spin.ag – 11 4314.1984
Sueli Gomes – sueli@spin.ag – 11 4314.1987




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.