Outubro Rosa – ressonância magnética detecta também câncer de mama

Neste mês de conscientização do diagnóstico precoce, conheça outro método eficaz de identificação da doença

.

As estatísticas de câncer de mama no Distrito Federal são alarmantes. De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, a estimativa de novos casos da doença, durante este, é de 880 diagnósticos. Além disso, a enfermidade provocou 190 mortes em 2012.

Especialistas alertam para a importância do diagnóstico precoce como forma de combater os óbitos em decorrência do câncer de mama. A Dra. Juliana Dallaqua, lembra que as mulheres devem realizar a mamografia pela primeira vez entre os 35 e 40 anos de idade e se submeter a controles anuais a partir dos 40 anos.

“Recomendamos esses procedimentos para as pacientes que não têm histórico de câncer de mama em parentes de primeiro grau. Caso exista um diagnóstico da enfermidade na família, é preciso começar os exames 10 anos antes da idade em que o câncer foi detectado no parente. Ou seja, se a mãe teve a doença aos 35 anos, as filhas devem fazer a mamografia aos 25 anos”, esclarece.

.

Técnica mostra lesões não identificadas em outros exames

Diferentemente do que muitos pensam, a mamografia não é o único exame para detecção e avaliação de nódulos mamários. É possível identifica-los, também, por meio da ressonância magnética, considerada hoje uma das técnicas mais avançada de geração de imagem do corpo humano.

“A ressonância é um exame que não usa radiação ionizante. Além disso, possui uma altíssima resolução, permitindo diferenciar diversos órgãos e tecidos do organismo”, explica Dr. Marcelo Canuto.

Devido à alta precisão, o procedimento ajuda no diagnóstico de câncer de mama. “Além de ter uma melhor resolução anatômica, a ressonância magnética promove uma diferenciação entre os diversos componentes teciduais da mama, podendo ainda identificar lesões em seios muito densos e não mostradas na mamografia”, ressalta Dr. Marcelo.

O médico alerta que apesar de ser eficaz, a ressonância não deve substituir a mamografia. “A mamografia é um exame mais acessível à população, além de ser um método consagrado e com eficácia absolutamente comprovada para rastreamento. Possibilita a demonstração de uma série de padrões de imagens que permitem o diagnóstico precoce do câncer e de outras condições benignas”, esclarece o especialista.

.

Apoio ao Outubro Rosa

O laboratório Exame concede durante todo este mês, na unidade da 716 Sul, descontos nos valores das mamografias. Além disso, para marcar a adesão à campanha, a unidade está iluminada de rosa e as pacientes que passarem pelo local receberão o lacinho símbolo do Outubro Rosa, além de brinde.

.

Fontes

Juliana Dallaqua – Médica radiologista especialista em mama do laboratório Exame.

Marcelo Canuto – Diretor-médico e radiologista do laboratório Exame.

.

.

            Sobre o Exame Laboratório e Imagem

           O Exame nasceu há 38 anos em Brasília e atualmente possui mais de 300 colaboradores e 33  unidades de atendimento no Distrito Federal e Entorno. Considerado pioneiro no segmento de exames por análises clínicas, o laboratório disponibiliza a seus clientes serviços e soluções inovadoras, oferecendo qualidade, confiança, credibilidade, conveniência e tecnologia de ponta, comprovada pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC), o ISO 9001 e a Proficiência em Ensaios Laboratoriais (PELM). Além disso, por meio do programa Exame Melhor Idade, o laboratório oferece aos idosos medicina diagnóstica com qualidade e preços diferenciados. Pensando nas crianças, o Exame possui um espaço preparado especialmente para atendê-las. A marca conta, ainda, com o serviço de vacinas e uma unidade 24 horas, localizada na 716 Sul, que disponibiliza mais de três mil exames de análises clínicas e anatomia patológica.

Para mais informações acesse o site www.laboratorioexame.com.br ou entre em contato com o Atendimento ao Cliente no (61) 4004-3883.

.

*****

.

Gabriel Valério
Imagem Corporativa
www.imagemcorporativa.com.br
www.twitter.com/icdigital
São Paulo / Rio de Janeiro / Brasília
Tel: (55 61) 8145-6840 / 3039-8101




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.