Crianças – desinfecção de legumes pode prevenir intoxicação alimentar

Alimentos que compõem as papinhas caseiras podem conter bactérias nocivas à saúde

.

A transição do leite materno para a alimentação sólida é uma fase importante da vida das crianças, pois é a partir desse período que elas passam a necessitar de um cardápio balanceado. Para isso, uma alternativa comum aderida por pais e mães é o uso das papinhas caseiras, mas, se os legumes e verduras que compõem a mistura não estiverem devidamente desinfetados, as papinhas que não forem cozidas corretamente podem ser grandes vilãs para a saúde dos bebês.

“Folhas e legumes podem conter bactérias causadoras de gastroenterites DTA’s (Doenças Transmitidas por Alimentos) e, por isso, é extremamente importante que os pais criem o hábito de desinfetá-los”, explica dra. Adriana Coppola Faria.

Para proteger a saúde, a especialista indica o uso de bactericidas à frio, que não necessitem de enxágue e que tenham eficácia comprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo ela, somente assim o alimento fica 100% livre de bactérias, pronto para ser utilizado em papinhas caseiras. O mesmo procedimento serve para as frutas, que também podem causar as DTA’s.

“O organismo de bebês e crianças ainda não está totalmente preparado para suportar uma carga bacteriana intensa e é por conta disso que quando eles ingerem alimentos infectados sofrem efeitos nocivos como vômitos, diarreia, desidratação, entre outros”, completa dra. Coppola.

Os hábitos diários de saúde dos pais como lavar sempre as mãos antes das refeições e após o uso de banheiros são medidas preventivas que podem diminuir as chances das bactérias chegarem aos alimentos dos filhos.

.

Fonte

Adriana Coppola Faria – Farmacêutica da Saggio do Brasil, fabricante do bactericida Hidrosteril.

.

Saggio

A Saggio do Brasil é uma indústria que atua nos segmentos químico, alimentício, máquinas e equipamentos. No segmento químico, a empresa é responsável pelo desenvolvimento, produção e comercialização do produto Hidrosteril®, higienizador bactericida para água, legumes, verduras, frutas e lactários, presente nos lares brasileiros desde 1963. O produto tem eficácia comprovada pela Anvisa e foi utilizado pelo exército brasileiro para desinfectar a água durante grandes expedições.

.

*****

.

Bruna de Paula
bruna1@gpimage.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.