Efeitos dos exercícios físicos na população obesa

Estudos na UFSCar analisam efeitos dos exercícios físicos na população obesa
Pesquisa é realizada no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade

.

 

Estudos realizados no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) analisam os efeitos dos exercícios físicos direcionados à população obesa. A pesquisa é coordenada pela aluna de mestrado Lívia Pinheiro Carvalho, sob orientação da docente do Departamento de Fisioterapia (DFisio) Audrey Borghi e Silva. Para a elaboração dos estudos, a pesquisadora convida homens e mulheres, com idades entre 20 e 45 anos, que apresentem quadro de sedentarismo ou mínima atividade física semanal, não fumantes e/ou que tenham parado de fumar há pelo menos seis meses, com índice de massa corpórea (IMC) normal ou com graus baixos de obesidade. Os participantes não podem apresentar distúrbios hormonais, lesões osteomioarticulares, doença pulmonar, cardíaca e/ou Diabetes, nem ter realizado alguma cirurgia prévia de membros inferiores.

Os voluntários participarão de sessões de avaliação corporal, por bioimpedância elétrica e scanner corporal 3D, avaliações cardiopulmonar com teste ergoespirométrico, muscular e metabólica na condição basal e em resposta à realização do exercício físico. Os exames serão realizados em cinco sessões com duração de aproximadamente uma hora, no Laboratório de Fisioterapia Cardiopulmonar (LACAP) do DFisio, localizado na área Norte do Campus São Carlos.

Lívia explica que o desenvolvimento de exercícios podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida. “A avaliação do relacionamento entre estrutura e função muscular periférica na capacidade de exercício físico proverá informações de relevância clínica e poderá ser útil na implementação de ações reabilitadoras e promotoras da saúde na população obesa.”

O agendamento e a obtenção de mais informações podem ser feitos pelos telefones (16) 3306-6704 e (16) 98100-0147.

.

 

*****

.

 

Contato

Enzo Kuratomi
Telefone: (16) 3351-8480
E-mail: enzo@ufscar.br

 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.