Dia Internacional do Idoso – 10 dicas de saúde e segurança na terceira idade

No Dia Internacional do Idoso (1º/10) saiba como ter uma longevidade saudável

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Uma data dedicada àqueles que já passaram por muitas primaveras. Além de um dia exclusivo, os idosos precisam de cuidados especiais durante o ano todo, principalmente quando o assunto é saúde. Isto, porque com o aumento da expectativa de vida de 78,5 anos para as mulheres e 71,5 para os homens, a população demandará cada vez mais este tipos de serviços.

Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, lembrado em 1º de outubro, a enfermeira Adriana Vaz Ribeiro preparou dez dicas alcançar a longevidade de maneira saudável. “Nada como envelhecer com saúde, disposição e qualidade de vida. Mas ter saúde não é apenas abster-se de doenças. É conservar as funções orgânicas, físicas e mentais.”

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1. Mexa-se

Os exercícios de flexibilidade e o treinamento de força são fundamentais para melhorar a sustentação muscular, o amortecimento de impactos e reduzir acidentes e lesões degenerativas do aparelho locomotor. Então, pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias. A falta de condicionamento compromete a realização de tarefas simples do cotidiano, como se vestir, brincar e cuidar dos netos.

“No indivíduo sedentário, após os 60 anos, acontece uma importante redução da força nos membros inferiores, com diminuição da velocidade da marcha e equilíbrio, aumentando a incidência das temidas quedas e fraturas. O exercício bem dosado e supervisionado pode reverter essa perda de força, protegendo o idoso desses acidentes”, orienta Adriana.

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2. Consulte médico com mais frequência

É importante fazer consultar e exames periódicos de rotina. Recomenda-se que o idoso vá acompanhado de um familiar em suas consultas médicas e realização de qualquer procedimento diagnóstico. Dessa forma, será mais seguro apreender as recomendações médicas.

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3. Disciplina com medicamentos

Os idosos que utilizam medicação de uso contínuo devem preparar uma relação em papel e compartilhar com a família, garantido que o tratamento seja seguido à risca conforme a orientação médica. Segundo Adriana os remédios não devem ser usados por conta própria, pois alguns causam desequilíbrio, possibilitando quedas.

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4. Saúde à mesa

As mudanças fisiológicas naturais do envelhecimento interferem no apetite, no consumo e na absorção de nutrientes. Por isso, o consumo de alimentos saudáveis vai auxiliar também na redução de outras doenças relacionadas a essa fase e contribuir para o ritmo favorável de envelhecimento. Um cardápio composto de fibras, vitaminas e minerais ajuda a manter a força e o equilíbrio do idoso. A diminuição do sal nas refeições e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, também são recomendados.

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5. Hidrate-se

A ingesta hídrica é fator crucial para manter a qualidade de vida. Beber bastante água, chás e sucos – de preferência sem açúcar – evita a desidratação e ressecamento da pele que fica mais frágil com o envelhecimento.

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6. Ajuste os itens de segurança

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 5% a 10% da população com idade acima de 60 anos sofre algum tipo de acidente doméstico grave.

Para reduzir este risco, pisos antiderrapantes, corrimões e rampas de acesso podem ser a solução. Porém, como nem sempre é possível viabilizar piso antiderrapante em toda a casa, é imprescindível que o calçado do idoso seja com solado antiderrapante. Não utilizar pantufas e chinelinhos com sola de tecido.

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7. Atenção redobrada com o banheiro

O banheiro é um local que representa grande perigo aos idosos. A umidade e o piso escorregadio podem causar uma queda grave, podendo ser evitada com a instalação de um suporte de apoio dentro do box e próximo ao vaso sanitário. Não é recomendável que o idoso tranque a porta do banheiro, assim o socorro fica mais fácil em caso de acidente.

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8. Decoração ao estilo segurança

Nas casas que moram idosos o estilo predominante deve ser o seguro. Tapetes, cadeiras e poltronas sem braços ou apoio nas costas, camas sem cabeceira podem dificultar a locomoção. O ambiente deve ser de fácil acesso e contar com apoios (para os momentos de levantar, sentar e deitar). A iluminação deve ser levada em conta nos cômodos de circulação do idoso (quarto, corredores, banheiro e cozinha).

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9. Minimize obstáculos

Outro fator importante é a altura e o tamanho dos móveis. Os objetos de maior uso devem estar ao alcance do idoso. Com isso evita-se que eles utilizem bancos ou escadas para alcançá-los.

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10. Cuidados especiais

Os idosos que sofrem de artrose e catarata precisam de cuidados especiais, visto que estes dois fatores potencializam os riscos de queda.

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Fonte

Adriana Vaz Ribeiro – Gerente de Enfermagem do Hospital Pasteur.

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Rachel Lopes
rachel@saudeempauta.com.br>

 




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