Exame de sexagem fetal ajuda a detectar alterações genéticas

Além de revelar o sexo do feto, o teste auxilia no diagnóstico de anomalias, que poderiam ser descobertas apenas na puberdade

.

O exame de sexagem fetal se tornou um dos métodos mais rápidos e fáceis de descobrir o sexo do bebê. Isso porque ele permite saber se o feto é menina ou menino já na oitava semana de gestação. Além disso, o teste é feito por meio da análise de uma amostra do sangue da mãe.

“O cromossomo Y é encontrado apenas no sexo masculino. Ou seja, caso seja detectada a presença dele no sangue coletado, a gestação é de um menino. Se não, a gravidez é de uma menina”, explica Dr. Jurandir Passos.

Mas o procedimento não serve apenas para ajudar os pais na hora de escolher o enxoval e a cor do quarto da criança. “A sexagem fetal é importante, também, na descoberta de algumas doenças e alterações genéticas, que só seriam diagnosticadas na puberdade”, ressalta o médico. Ele acrescenta que a hipertrofia congênita da adrenal, doença que pode levar a uma masculinização da genitália feminina se a mãe fizer o tratamento a tempo, é um exemplo das anomalias detectadas no teste.

Outra alteração genética identificada no exame é a síndrome da feminização testicular. Neste caso, o feto tem todo o corpo desenvolvido com características femininas, mas não apresenta órgãos internos compatíveis. “Em raros casos existe o chamado sexo reverso no qual, por uma falha hormonal, a genitália que a criança apresenta é oposta ao seu sexo genético”, finaliza o médico.

.

Fonte

Jurandir Passos – Médico ginecologista, obstetra e especialista em medicina fetal do laboratório Pasteur.

.

Sobre o Pasteur Medicina Diagnóstica

O Pasteur nasceu há 38 anos em Brasília e atualmente possui 31 unidades de atendimento no Distrito Federal e Entorno. Considerado referência no segmento de medicina diagnóstica, o laboratório disponibiliza aos clientes serviços com qualidade e credibilidade. E, para quem não tem plano de saúde, o programa Pasteur Popular oferece exames com preços acessíveis para toda a família. A marca conta, ainda, com o projeto Pasteur Melhor Idade, que oferece atendimento diferenciado para idosos e uma série de vantagens, como descontos especiais no valor dos exames de análises clínicas, anatomia patológica e imagem. Com o objetivo de buscar continuamente mais conforto aos pacientes, o laboratório desenvolveu o conceito de atendimento integrado na Mega Unidade Taguatinga Norte, que oferece mais de três mil tipos de exames de análises clínicas, anatomia patológica e diagnóstico por imagem no mesmo local.

Para mais informações acesse o site www.pasteur-df.com.br ou entre em contato com o Atendimento ao Cliente no (61) 4004-9669.

.

*****

 

Gabriel Valério
Imagem Corporativa
www.imagemcorporativa.com.br
www.twitter.com/icdigital
São Paulo / Rio de Janeiro / Brasília
Tel: (55 61) 8145-6840 / 3039-8101

 

 

                                   




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.