Dia dos Avós – dicas para evitar a osteoporose

Doença é uma das principais ligadas ao envelhecimento, sendo mais comum em mulheres na pós-menopausa

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Em 26 de julho é comemorado o Dia dos Avós. É nada melhor para retribuir o carinho que dedicam ao longo da vida do que se preocupar com a saúde deles. Por isso, a Mundo Verde preparou algumas dicas de medidas preventivas para ajudar a retardar uma das principais doenças ligadas ao envelhecimento, sendo mais comum em mulheres na pós-menopausa, a osteoporose. Ela se caracteriza pela diminuição da quantidade de massa óssea, deixando os ossos com aparência e textura porosa e, por isso, mais frágeis e quebradiços.

“A alimentação exerce papel fundamental na prevenção da osteoporose. Por isso, é fundamental escolher bem os alimentos que farão parte da dieta, tanto para ingerir nutrientes importantes quanto para manter o intestino saudável e pronto para que ele absorva esses nutrientes”, afirma Flávia Morais.

A falta de ácido clorídrico favorece a deficiência em alguns nutrientes que dependem de meio ácido para serem absorvidas, como ferro, zinco, magnésio e cálcio. Daí o processo digestivo inadequado ter relação com doenças como essa.

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Confira abaixo as sugestões de cuidados que podem ajudar na melhora da digestão:

* Fracione a dieta. Faça de 5 a 6 refeições ao dia, menos volumosas. A ingestão de grande quantidade de comida em uma única refeição prejudica o processo de digestão.
* Evite o consumo de líquidos durante as refeições, o consumo de líquidos dilui o ácido do estômago comprometendo o processo digestivo.
* Mastigue bem os alimentos. O processo de digestão começa pela mastigação.
* Evite o uso de medicamentos antiácidos. Esses medicamentos associados ao estresse são causadores da falta de ácido no estômago e por isso comprometem a digestão.
* Tome uma xícara de chá de hortelã 20 minutos antes das refeições. A hortelã estimula a produção de ácido clorídrico. Diluir uma colher de vinagre de maçã ou de suco de limão em 50ml de água e ingerir antes das refeições ajuda a aumentar a acidez gástrica.

Para a prevenção da osteoporose também evite alimentos refinados, refrigerantes e adoçantes, que são alimentos acidificantes do sangue, que favorecem a descalcificação óssea, e aumente o consumo de alimentos fontes de cálcio como o gergelim, folhas verdes escuras como a couve e o brócolis e a quinua.

A vitamina D, presente no óleo de fígado de bacalhau, associada ao cálcio, fósforo e magnésio também favorece a manutenção da saúde óssea.

Cuidando da digestão, da alimentação e com prática regular de exercício físico é mais fácil a prevenção e controle da osteoporose.

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Fonte

Flávia Morais – Coordenadora da área de nutrição da rede Mundo Verde.

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Sobre a rede Mundo Verde

A Mundo Verde, maior rede de lojas especializadas em produtos naturais, orgânicos e para o bem-estar da América Latina é referência em qualidade de vida e alimentação saudável. São mais de 200 lojas no Brasil, distribuídas por 22 estados e Distrito Federal, além de duas unidades em Portugal. Para esclarecimentos de dúvidas, dicas e orientações sobre como os alimentos podem ajudar a melhorar a qualidade de vida, a Mundo Verde disponibiliza nutricionistas em todas as unidades, além do serviço gratuito Alô Nutricionista, que funciona por meio do telefone 0800-022 25 28.

www.mundoverde.com.br

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Rafael Guglielmi R. de Oliveira
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