Cuidados com a saúde devem fazer parte do check-list da viagem

Consultar um médico antes de viajar e atualizar o cartão de vacinas ajuda a evitar problemas durante as férias

.

Preparar uma viagem não é tarefa fácil, mesmo para aqueles mais viajados. Além de fazer revisões nos veículos ou comprar passagens, reservar o hotel e elaborar roteiros de passeios, os cuidados com a saúde, também, devem entrar no check-list da viagem.

“As pessoas têm particularidades diferentes, então, os cuidados devem ser de acordo com as características de cada um. É importante levar em consideração o destino, para que o viajante atente-se às doenças locais, principalmente, as transmitidas pela água, pelos alimentos e pelos mosquitos”, explica Dr. Jaime Rocha.

Para isso, uma ótima sugestão é conferir as condições de saúde do local para onde está indo. “Buscar informações em sites da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das Secretarias de Saúde regionais é essencial para ter conhecimento sobre postos de atendimento e as possíveis epidemias existentes no local para onde o viajante irá”, recomenda o médico.

O especialista lembra, ainda, que estar com o calendário vacinal atualizado antes de viajar é fundamental para não ter problemas. “Independentemente do destino, atualizar o calendário é o primeiro passo. Vacinas contra tétano, gripe, pneumonia, sarampo, caxumba e rubéola são importantíssimas para quem está com a viagem marcada.”

O médico lembra que além dos imunizantes previstos no cartão, a vacina contra febre amarela é exigida para entrada em alguns países. “O turista deve ter o Certificado Internacional de Vacina, que é entregue após ser vacinado. Além disso, as vacinas contra cólera, raiva e hepatite A, também, são recomendadas, já que não fazem parte do calendário”, esclarece.

Aqueles que tomam medicamentos controlados devem levar um estoque de remédios suficiente para os dias de viagem e a última receita emitida pelo médico. Já as pessoas que têm doenças crônicas precisam consultar um especialista e checar se a enfermidade está controlada.

.

Fonte

Jaime Rocha – Médico infectologista e especialista em medicina do viajante, do laboratório Exame.

.

.

Sobre o Exame Laboratório e Imagem

O Exame nasceu há 38 anos em Brasília e atualmente possui mais de 300 colaboradores e 33 unidades de atendimento no Distrito Federal e Entorno. Considerado pioneiro no segmento de exames por análises clínicas, o laboratório disponibiliza a seus clientes serviços e soluções inovadoras, oferecendo qualidade, confiança, credibilidade, conveniência e tecnologia de ponta, comprovada pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC), o ISO 9001 e a Proficiência em Ensaios Laboratoriais (PELM). Além disso, por meio do programa Exame Melhor Idade, o laboratório oferece aos idosos medicina diagnóstica com qualidade e preços diferenciados. Pensando nas crianças, o Exame possui um espaço preparado especialmente para atendê-las. A marca conta, ainda, com o serviço de vacinas e uma unidade 24 horas, localizada na 716 Sul, que disponibiliza mais de três mil exames de análises clínicas e anatomia patológica.

Para mais informações acesse o site www.laboratorioexame.com.br ou entre em contato com o Atendimento ao Cliente no (61) 4004-3883.

.

*****

.

Gabriel Valério
Imagem Corporativa
www.imagemcorporativa.com.br
www.twitter.com/icdigital
São Paulo / Rio de Janeiro / Brasília
Tel: (55 61) 8145-6840 / 3039-8101

 

                         

 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.