Você sabe como cuidar da saúde dos seus olhos?

OMS estima que 60% dos casos de deficiência visual poderiam ser evitados se tratado precocemente

 

No dia 10 de julho é comemorado o Dia da Saúde Ocular, que nem sempre é lembrada na rotina entre as tarefas, apenas quando acontece algum incômodo que cause dor ou coceira. Mas, o que a maioria das pessoas não sabe, é que o essencial é fazer um check-up oftalmológico pelo menos uma vez por ano. Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) comprovam a afirmação. A entidade aponta que 50 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de distúrbio de visão e que 60% dos casos de cegueira e deficiência visual poderiam ser evitados, caso o indivíduo tivesse buscado tratamento a tempo.

Segundo o Dr. Adamo Lui Netto, os sintomas mais comuns que levam à procura do médico são: diminuição da acuidade visual para longe ou perto, cansaço e dores de cabeça.

“A consulta dever ser realizada ainda na maternidade, para que doenças congênitas ou hereditárias possam ser detectadas e corrigidas, já durante a infância, adolescência e fase adulta o recomendado é fazer o exame anualmente. As crianças, por exemplo, só procuram o oftalmologista por dificuldade de enxergar a lousa em sala de aula, os jovens costumam apresentar sinais de cansaço visual e dor de cabeça, e na fase adulta, a dificuldade para enxergar de perto se mostra mais frequente, na qual são necessários exames para a prevenção de doenças, como o glaucoma.”

O médico alerta também para as ameaças que estão nas atividades diárias, como a redução de piscadas por minuto, comum de quem passa muito tempo em frente ao computador. “Um agravante para esse caso é a permanência prolongada nos espaços com ar condicionado, que resseca o ambiente e dá a sensação de olho seco, que pode piorar se a pessoa não utilizar colírios lubrificantes e aumentar a frequência de piscar no decorrer do dia.”

De acordo com o doutor, acima dos 40 anos, é comum ter início a presbiopia ou visão cansada, sendo necessária a troca da correção óptica para perto, que permite uma visão confortável para o dia a dia. A dica do médico para melhorar os sintomas é a cada período de aproximadamente uma hora, dar um descanso para o olho e lavá-lo com água filtrada fria. “Caso a pessoa não utilize os óculos quando preciso pode trazer consequências como: diminuição da acuidade visual, cansaço visual, cefaleia e mal-estar geral, inclusive com indisposição gástrica. Por essa razão, a utilização de óculos ou outro tipo de correção óptica é imprescindível e obrigatória”, conclui o oftalmologista.

.

Fonte

Adamo Lui Netto – Médico oftalmologista, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e consultor da ZEISS.

.

*****

 

Wanessa Miranda
Relações com a Mídia

Grupo Máquina PR
Tel.: 55 11 3147 7383
Cel.: 55 11 9 8349 1464

www.grupomaquina.com




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.