50% dos homens de Brasília não consultam o urologista

Especialistas da área reforçam a importância do acompanhamento médico em todas as etapas da vida

.

Uma nova pesquisa realizada com 800 homens em Brasília/DF, trouxe à tona uma realidade alarmante para a saúde masculina: 50% dos homens nunca passou por uma consulta com o urologista. O estudo, feito pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) em parceria com a Bayer, teve o objetivo de avaliar o conhecimento masculino sobre a própria saúde, especialmente na idade adulta e na maturidade.

De acordo com o Dr. Aguinaldo Cesar Nardi, o urologista é o profissional de saúde que mais atende às necessidades do homem, acompanhando-o desde a infância até a maturidade. “Podemos tratar desde a fimose, na infância, e acompanhar o paciente em todas as etapas da vida, ajudando-o a lidar com a própria sexualidade e a contornar problemas como doenças sexualmente transmissíveis, hiperplasia prostática benigna, câncer de próstata, incontinência urinária e distúrbios androgênicos do envelhecimento masculino.”

O médico ressalta a importância dos homens cuidarem da própria saúde. Segundo a pesquisa, 58% dos entrevistados nunca realizaram exames para detectar o câncer de próstata e 38% nunca fez exames para aferir os níveis de testosterona (hormônio masculino) no sangue. “Para ajudar a conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde é fundamental que haja acesso a este tipo de especialidade pelo SUS. Esta é uma luta da Sociedade Brasileira de Urologia junto ao Ministério da Saúde, pois existem poucos Centros de Saúde do Homem com atendimento na rede pública de saúde.”

No estudo, ainda foi constatado que 39% dos homens afirmaram saber o que é andropausa – baixa acentuada da testosterona em idosos. No entanto, todos os homens afirmam ter algum sintoma característico desta fase da vida, a saber:

* 30% aumento da circunferência abdominal (obesidade);
* 7% diminuição de pelos e alterações na pele;
* 29% problemas emocionais como depressão, ansiedade e irritabilidade;
* 13% queda no desempenho físico e mental;
* 10% redução do desejo sexual; e
* 11% ausência ou diminuição de ereções espontâneas pela manhã.

“Saber reconhecer estes sintomas e procurar ajuda de um urologista pode ser muito benéfico para a qualidade de vida do paciente, especialmente na maturidade”, diz o Dr. Nardi. A diminuição do hormônio masculino interfere nos volumes da massa muscular e da massa óssea e também na cognição e raciocínio, além de claro, diminuir a libido dos homens, causando problemas de ereção. Segundo o médico, por conta da perda de massa óssea, o risco de fratura é dobrado. “E como vimos na pesquisa, apenas 35% dos homens sabem que existe o tratamento com reposição hormonal, que pode controlar os níveis de testosterona.”

Para conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde do homem a Bayer conta com ações de promoção à saúde e qualidade de vida para o público masculino e oferece também o site http://www.bayerparahomens.com.br/. Este ano, a companhia realizará, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, um mutirão para conscientização e prevenção de doenças para os homens. A ação acontecerá nos dias 15 e 16 de julho, na Estação Sé do metrô em São Paulo e oferecerá exames gratuitos como medição de glicemia, exames de IMC, peso, altura e pressão arterial, além de contar com orientação sobre cuidados básicos com a saúde a fim de prevenir doenças como diabetes, hipertensão, entre outras.

.

Fonte

Aguinaldo Cesar Nardi – Médico urologista, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia – SBU.

 

 

.

Bayer: Science For A Better Life

Em 2013, o grupo Bayer completa 150 anos no mundo. A Bayer é uma empresa global com atuação nos campos de saúde, agricultura e materiais de alta tecnologia. Como empresa inovadora, a companhia marca tendências nas áreas de Pesquisa. Os produtos e serviços da Bayer são desenvolvidos para beneficiar e melhorar a qualidade de vida. Ao mesmo tempo, o Grupo almeja criar valor por meio de inovação, crescimento e alta rentabilidade. A Bayer é comprometida com os princípios de desenvolvimento sustentável e atua de forma ética e socialmente responsável.

Para mais informações, consulte o site da Bayer no www.bayer.com

.

Sobre a Bayer HealthCare Pharmaceuticals

A Bayer HealthCare Pharmaceuticals, divisão da Bayer HealthCare, reúne 38 mil funcionários, em mais de 150 países e está entre as 10 maiores corporações de especialidades farmacêuticas do mundo com faturamento anual superior a €10 bilhões. A Bayer HealthCare Pharmaceuticals é formada pela união mundial da Bayer e da Schering AG, oficializada em 2006. A unidade brasileira é a sua maior subsidiária na América Latina. A atuação no Brasil contempla diferentes áreas de negócio: Saúde Feminina, Medicina Especializada, Medicina Geral e Radiologia e Intervenção.

.

Sociedade Brasileira de Urologia

Com 87 anos de história, a entidade congrega mais de quatro mil urologistas de todo o país. Defensora da saúde do homem, a SBU organiza anualmente campanhas de esclarecimento de doenças como câncer de próstata, câncer de pênis e incontinência urinária. A urologia engloba ainda assuntos relacionados à disfunção erétil, à ejaculação precoce, ao cálculo renal, ao câncer de testículo, à enurese noturna infantil (xixi na cama) entre outros. A entidade tem um site específico para os leigos com esclarecimento de doenças urológicas: www.sbu.org.br. Em seu Facebook www.fb.com/SociedadeBrasileiraUrologia todos os dias há posts de esclarecimento para a população.

.

 

*****

 

.

Informações à imprensa

Burson-Marsteller
Camila Cardoso: (11) 3040-2412 / camila.cardoso@bm.com
Fabiana Delgado: (11) 3094-2242 / fabiana.delgado@bm.com
Priscilla Oliveira: (11) 3094-2246 / priscilla.oliveira@bm.com
Regina Ielpo: (11) 3094-2253 / regina.ielpo@bm.com
Renata Faila: (11) 3040-2396 / renata.faila@bm.com

Assessoria de Imprensa da Sociedade Brasileira de Urologia
Vithal Comunicação Integrada
Aline Thomaz: (21)9846-1967/ alinethomaz@vithal.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.