Como a atividade física pode melhorar a capacidade de estudo e a concentração?

A rotina de quem corre atrás da aprovação em concursos públicos e vestibular é árdua e muitas vezes não reserva momentos para relaxar e alongar. O que os estudantes não sabem é que parar por dez minutos para alongar o corpo em uma tarde de estudos melhora a absorção da matéria. O tema será destaque do próximo “Encontro com o Concurseiro”, coordenado pelo psicólogo clínico e mestre em Cognição Humana pela PUCRS, Fernando Elias José, no dia 4\6 (terça-feira), a partir das 19h30min, na Saraiva/Praia de Belas Shopping. A 47ª edição terá como convidada a preparadora física e mestranda em ciências da saúde pela Fundação Universitária de Cardiologia (ICFUC\RS), Luciana Piccoli.

Segundo a especialista em Medicina e Ciências do Esporte (PUCRS), as pesquisas mostram que fazer uma pausa entre os estudos e mudar o foco da atenção e distrair-se, reforça a fixação do conteúdo estudado. Assim, “associando esse ‘descanso ativo’ ao alongamento dos músculos que acabam ficando contraídos pela postura e pelo tempo de imobilidade haverá um benefício maior”. Dra. Luciana explica que na estrutura cerebral, os neurônios são responsáveis por transmitir informações para o corpo todo. Com o exercício físico, acontece algo semelhante. O esporte seria uma forma de também melhorar as conexões entre os neurônios.

Dr. Elias José observa que muitos concurseiros passam horas seguidas estudando, sem perceber como o corpo está cansado e não param. “É importante fazer intervalos entre os estudos, alongar-se e escutar uma música, por exemplo”. Também lembra que o rendimento aumenta quando se estabelecem pausas para relaxar e alongar entre as leituras.

Para tentar diminuir a tensão, uma das indicações é alongar o corpo. “Em situação de imobilidade prolongada, o alongamento reduz a tensão”, esclarece Luciana Piccoli. “Portanto, pode melhorar o rendimento durante a prova”, conclui a profissional que acompanha estudantes em busca de aprovação.

 

Palestrantes

* Fernando Elias José – Psicólogo Mestre em Cognição Humana pela PUCRS, especialista em terapia cognitivo-comportamental direcionada à preparação de candidatos paravestibulares e concursos.

* Luciana Piccoli – Especialista em Medicina e Ciências do Esporte (PUCRS), preparadora física e consultora de qualidade de vida.

 

Encontro com o Concurseiro – Como a atividade física pode melhorar a capacidade de estudo e a concentração?

 

Data: 04/06/2012 (terça-feira)
Horário: 19h30min

Local: Saraiva – Praia de Belas Shopping
(Av. Praia de Belas, 1181/2º andar), em Porto Alegre

Informações: (51) 3231-6868

Evento gratuito

Lugares por ordem de chegada

*****

Paula Oliveira de Sá

 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.