Benefícios do consumo de ômega-3 para os esportistas

Os ácidos graxos, como o ômega-3, são fundamentais para os praticantes de esportes. Essas substâncias atuam nas estruturas celulares e processos metabólicos, sendo essenciais para o metabolismo energético e para a prevenção de inflamações. Diversas pesquisas apontam para o ganho de força alcançado a partir do consumo desses nutrientes, presentes em peixes de águas profundas e óleos de sementes, nozes e castanhas.

O ômega-3 atua diretamente no sistema imunológico, o que pode ser de grande importância para atletas que se submetem a treinos intensos. Com a presença desses ácidos graxos no organismo, aumenta-se o perfil lipídico e chega-se a uma dieta que tem sido considerada por pesquisadores de qualidade superior à dieta rica em carboidratos. Isso ocorre pois o organismo aumenta a utilização de gordura como fonte energética no repouso e durante o exercício, potencializando o estoque de triglicerídeos no músculo e diminuindo o uso da glicose.

Para os esportistas em geral, quanto maior a capacidade cardiovascular, melhor o desempenho, devido à maior capacidade aeróbia. Logo, é de extrema importância que os atletas evitem os possíveis fatores de risco para problemas cardíacos. O consumo regular de ômega-3 auxilia na prevenção de alterações cardíacas a médio e longo prazo. Entre os inúmeros benefícios desse ácido graxo, ainda observa-se sua capacidade de auxílio na manutenção do peso.

.

Fonte

Larissa Marin – Nutricionista técnica da Vital Âtman, empresa especializada na produção de óleos naturais prensados a frio e sem refino.

.

*****

.

Cristiano Caporici
Atitude Press
Tel.: (11) 2311-5889 | (11) 7004-7838
Twitter: @AtitudePress | Skype: cristiano.caporici
Site: www.atitudepress.com.br

 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.