Controle a quantidade de sal e fuja da hipertensão arterial

Estudo da Anvisa revela que a maioria dos alimentos consumidos diariamente tem alto nível de sódio

.

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, comemorado nesta sexta-feira (26), é um alerta para a quantidade de sal consumido diariamente pelos brasileiros. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 30 milhões de pessoas sofrem com hipertensão arterial. Além disso, a doença é responsável por aproximadamente 300 mil mortes por ano. Em Brasília, segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, 30% população, mais de 400 mil pessoas, é hipertensa.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão de, no máximo, 2.000 mg de sódio por dia. Contudo, um estudo divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) revelou que muitos alimentos consumidos no dia a dia têm um nível maior do que o orientado.

Entre os produtos estão:

* o biscoito de polvilho, com 1.092 mg de sódio para cada 100g;
* o hambúrguer bovino, que tem em média 701g de sódio para cada 100g do produto;
* queijo parmesão, com 3.052 mg de sódio para cada 100g do alimento; e
* o macarrão instantâneo, que ficou com 1.798 mg para cada 100 g.

De acordo com o Dr. Mauro Scharf, o consumo excessivo de sal contribui para o aumento do risco de desenvolvimento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), tais como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e doenças renais. “O excesso provém, em grande parte, dos alimentos processados, já que eles contêm sal na forma do seu princípio ativo, o sódio.”

A hipertensão arterial acontece quando os níveis da pressão estão acima de valores de referência para a população geral. Apesar do valor normal da pressão arterial ser de 120×80 mmHg, considera- se alteração apenas quando os valores forem superiores a 140×90 mmHg. No caso das crianças, os valores variam de acordo com a idade e são sempre mais baixos do que a referência nos adultos. “Esta doença não é exclusiva de adultos. Há muitas crianças hipertensas”, ressalta Dr. Mauro.

.

Retire o saleiro da mesa

Qualquer indivíduo pode apresentar esporadicamente níveis de pressão arterial altos sem que seja considerado hipertenso. “Somente a manutenção dos níveis permanentemente altos em múltiplas medições, em diferentes horários, em várias posições e condições (repouso, sentado ou deitado) caracteriza a hipertensão arterial. A medida da pressão arterial deve ser realizada apenas com aparelhos confiáveis”, ressalta Dr. Scharf.

O especialista alerta que para diminuir a quantidade de consumo do sal é preciso retirar o saleiro da mesa, controlar o uso do sal no cozimento, preferir sempre alimentos frescos, substituir o sódio por temperos e ervas frescas ou secas, como, por exemplo, alho, cebola, salsa e pimenta vermelha, evitar os temperos prontos, temperar a salada de outras formas (azeite de oliva, limão, vinagre comum ou balsâmico). Ele indica evitar sopas prontas e embutidos, conservas salgadas, salgadinhos, frios salgados e queijos com muita gordura. “Não esqueça também de sempre ler os rótulos dos alimentos e escolher as versões com pouco sódio”, finaliza Dr. Scharf.

.

Fonte

Mauro Scharf – Médico endocrinologista do laboratório Exame.

.

Sobre o Exame Laboratório e Imagem

O Exame nasceu há 38 anos em Brasília e atualmente possui mais de 300 colaboradores e 33 unidades de atendimento no Distrito Federal e Entorno. Considerado pioneiro no segmento de exames por análises clínicas, o laboratório disponibiliza a seus clientes serviços e soluções inovadoras, oferecendo qualidade, confiança, credibilidade, conveniência e tecnologia de ponta, comprovada pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC), o ISO 9001 e a Proficiência em Ensaios Laboratoriais (PELM). Além disso, por meio do programa Exame Melhor Idade, o laboratório oferece aos idosos medicina diagnóstica com qualidade e preços diferenciados. Pensando nas crianças, o Exame possui um espaço preparado especialmente para atendê-las. A marca conta, ainda, com o serviço de vacinas e uma unidade 24 horas, localizada na 716 Sul, que disponibiliza mais de três mil exames de análises clínicas e anatomia patológica.

Para mais informações acesse o site www.laboratorioexame.com.br ou entre em contato com o Atendimento ao Cliente no (61) 4004-3883.

.

*****

.

Gabriel Valério
Imagem Corporativa
www.imagemcorporativa.com.br
www.twitter.com/icdigital
São Paulo / Rio de Janeiro / Brasília
Tel: (55 61) 8145-6840 / 3039-8393

.

                        

 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.