Você sabe o que são calorias vazias?

A maioria dos alimentos prediletos das crianças e jovens está inclusa na lista de comidas sem valor nutricional

.

Você sabe o que um pirulito, uma cerveja e um biscoito de polvilho têm em comum? Eles são considerados alimentos de calorias vazias, ou seja, são comidas de maior valor calórico, mas com pouco ou nenhum valor nutricional. Doutor Mauro Scharf, alerta que os alimentos de calorias vazias não trazem benefício algum ao organismo e, por isso, devem ser evitados, inclusive em dietas.

A ingestão deste tipo de comida resulta, portanto, em ganho de peso, acúmulo de gordura e nenhuma nutrição. Para saber identificar produtos com calorias vazias, deve-se analisar, no rótulo do produto, o alto valor calórico e o baixo valor nutricional. “Geralmente estes são alimentos relacionados ao junk food, fast food e industrializados em geral, como os salgadinhos”, esclarece Dr. Scharf.

O endocrinologista reforça que consumir comidas com calorias vazias é ainda mais prejudicial na infância e na adolescência, já que esta é uma fase de estirão do crescimento e de consolidação da formação óssea, marcada por importantes transformações corporais e psicológicas. “A alimentação nesta e em outras fases da infância devem sempre primar pela qualidade, com alimentos ricos em vitaminas, sais minerais, ferro, cálcio, nutrientes balanceados entre proteínas, carboidratos e gorduras”, afirma.

Dr. Scharf sugere evitar junk food e fast food e, em substituição, consumir alternativas saudáveis, como frutas, legumes, verduras cereais e grãos integrais. O especialista recomenda, também, consultar um médico antes de começar um regime, pois é preciso individualizar as necessidades de cada pessoa e realizar a prescrição adequada de dieta, levando-se em conta fatores como a idade, a atividade física, o histórico de doenças e o risco cardiovascular do indivíduo.

Por fim, o especialista lembra que uma alimentação saudável deve ter um equilíbrio entre carboidratos, proteínas e gorduras, com fibras, menor valor calórico, porém, elevado valor nutricional, com sais minerais, vitaminas, oligoelementos e baixo teor de gorduras, principalmente as trans e as saturadas.

 

Exemplos de calorias vazias

– Biscoitos de polvilho;
– Biju;
– Salgadinhos;
– Doces em geral (balas, pirulitos, chicletes, confeitos, etc);
– Nuggets;
– Batatas fritas (esse tipo de comida tem cerca de 600 calorias, com pouquíssimo conteúdo nutricional).
– Refrigerantes;
– Bebidas alcoólicas (uma lata de cerveja fornece até 150 calorias vindas do malte e quase nada a mais. As calorias derivadas do álcool tendem a ser estocadas como gordura no abdômen).

 

Fonte

Mauro Scharf – Médico endocrinologista do laboratório Pasteur.

 

 

 

Sobre o Pasteur Medicina Diagnóstica

O Pasteur nasceu há 36 anos em Brasília e atualmente possui mais de 200 colaboradores e 30 unidades de atendimento no Distrito Federal e entorno (DF). Considerado uma referência para o segmento de medicina diagnóstica na região, disponibiliza serviços e soluções diferenciados, oferecendo qualidade, confiança, credibilidade, conveniência e tecnologia de ponta. Por meio do Pasteur Popular, oferece medicina diagnóstica com qualidade a preços populares para todas as classes sociais, permitindo o acesso a quem não possui plano de saúde. A marca conta, ainda, com o Pasteur Melhor Idade, que oferece atendimento diferenciado para os idosos e uma série de vantagens, como a coleta domiciliar gratuita, descontos especiais no valor dos exames e também em toda a rede de estabelecimentos conveniada. Com o objetivo de buscar continuamente maior conforto aos pacientes, o Pasteur possui unidades em hospitais, além do conceito de atendimento integrado na Mega Unidade Taguatinga Norte, que oferece mais de três mil exames de análises clínicas e diagnóstico por imagem no mesmo local.

Para mais informações: www.pasteur-df.com.br.

.

*****

.

Gabriel Valério
Imagem Corporativa
www.imagemcorporativa.com.br
www.twitter.com/icdigital
São Paulo / Rio de Janeiro / Brasília
Tel: (55 61) 8145-6840 / 3039-8101

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.