O chocolate que faz bem para a saúde

Para aproveitar a Páscoa sem perder a qualidade alimentar, endocrinologista indica o consumo de chocolate amargo

.

Com a chegada da Páscoa o consumo de chocolate aumenta consideravelmente, afinal, é praticamente impossível não cair na tentação dos ovos de páscoa. Para manter a qualidade alimentar e a boa forma é preciso fazer opções mais saudáveis. Desta forma, substitua o chocolate tradicional pelo amargo. Ele sacia mais, além de possuir substâncias que auxiliam na redução da pressão arterial e na diminuição do risco de placas de gordura nos vasos sanguíneos.

Um estudo realizado pela Universidade Monash de Melbourne, na Austrália, revelou que o consumo de um pedaço de chocolate amargo, todos os dias, em um período de dez anos, pode prevenir infartos e outros problemas cardiovasculares. O Dr. Mauro Scharf, explica que o chocolate amargo, por conter mais cacau, tem uma alta concentração de flavonoides encontrada no fruto. “Dentre todos os tipos de chocolate, este é o que mais contém essa substância. Por isso, ele é o único que pode ter um bom impacto na saúde”, explica.

Os chocolates meio amargos, compostos pelas chamadas catequinas, agem nas artérias e produzem óxido nítrico, um vasodilatador natural. “Assim a camada interna das artérias fica mais flexível, gerando a queda da pressão”, afirma. Para isso acontecer é necessário que o consumo do alimento seja diário. A indicação do endocrinologista é de 30 a 40 gramas. “A queda de pressão também diminui o risco de morrer de AVC ou do coração”, ressalta.

A ação dos flavonoides também está ligada ao aumento da imunidade. Algumas avaliações indicaram que a ingestão diária do alimento aumenta a intensidade no timo. “Este órgão, situado no tórax, é o responsável pela maturação dos linfócitos T, nossos guardiões contra vírus e bactérias”, destaca.

Além disso, uma pesquisa japonesa publicada no periódico americano Nutrition estudou o efeito da procianidina, outro componente do chocolate amargo, no controle do diabetes tipo 2. Segundo o estudo, as procianidinas melhoram a eficiência da insulina, o hormônio que coloca a glicose dentro das células. Os resultados sugerem que ingestão diária de 100 gramas fariam os níveis de açúcar no sangue cair. Mas este resultado ainda exige mais pesquisas e comprovações. “Para os diabéticos, ainda é cedo para consumir o alimento em demasia”, alerta Dr. Mauro.

Devido à alta concentração de cacau, o chocolate amargo também alimenta mais do que os outros, saciando a fome. Tudo isso sem oferecer alterações no peso, nas taxas de açúcar e gordura na circulação. Comprovada, ainda, é a ação no humor das pessoas. “Ele contém substâncias como a fenilalanina e tirosina, aminoácidos precursores da noradrenalina e da dopamina, que estão envolvidas no estado de felicidade dos indivíduos”, finaliza Dr. Scharf.

.

Fonte

Mauro Scharf – Médico endocrinologista do laboratório Pasteur.

Sobre o Pasteur Medicina Diagnóstica

O Pasteur nasceu há 36 anos em Brasília e atualmente possui mais de 200 colaboradores e 30 unidades de atendimento no Distrito Federal e entorno (DF). Considerado uma referência para o segmento de medicina diagnóstica na região, disponibiliza serviços e soluções diferenciados, oferecendo qualidade, confiança, credibilidade, conveniência e tecnologia de ponta. Por meio do Pasteur Popular, oferece medicina diagnóstica com qualidade a preços populares para todas as classes sociais, permitindo o acesso a quem não possui plano de saúde. A marca conta, ainda, com o Pasteur Melhor Idade, que oferece atendimento diferenciado para os idosos e uma série de vantagens, como a coleta domiciliar gratuita, descontos especiais no valor dos exames e também em toda a rede de estabelecimentos conveniada. Com o objetivo de buscar continuamente maior conforto aos pacientes, o Pasteur possui unidades em hospitais, além do conceito de atendimento integrado na Mega Unidade Taguatinga Norte, que oferece mais de três mil exames de análises clínicas e diagnóstico por imagem no mesmo local.

Para mais informações: www.pasteur-df.com.br.

.

*****

.

Gabriel Valério
Imagem Corporativa
www.imagemcorporativa.com.br
www.twitter.com/icdigital
São Paulo / Rio de Janeiro / Brasília
Tel: (55 61) 8145-6840 / 3039-8101

 

 

 

                                         

 

 

 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.