Melanoma – estudo publicado pela Universidade de Stanford relaciona uso crônico do ácido acetilsalicílico com a prevenção de melanoma

Um estudo realizado pela Faculdade de Stanford, nos Estados Unidos – e recentemente publicado na revista científica Cancer da Sociedade Americana de Câncer – relacionou o uso regular de aspirina (ácido acetilsalicílico) a uma redução de 21% do risco de desenvolvimento de melanoma, que se trata de um tipo de câncer de pele.

Participaram da pesquisa aproximadamente 60.000 mulheres de cor branca com idades entre 50 e 79 anos, na fase da pós-menopausa. Elas foram acompanhadas durante 12 anos e foram monitoradas quanto à alimentação, atividade física, histórico de exposição ao sol e de uso de medicamentos.

De acordo com o estudo, as mulheres que usavam aspirina regularmente apresentaram risco 21% menor de desenvolver melanoma. O efeito protetor aumentou de acordo com o tempo de uso. As mulheres que utilizaram a aspirina por até um ano reduziram em 11% as chances de desenvolver melanoma; aquelas que utilizaram o medicamento por um período de um e quatro anos, diminuíram em 22% o risco de desenvolver a doença e aquelas que tomaram o medicamento por mais de 5 anos, reduziram em 30% as chances de desenvolver melanoma.

Embora os resultados sejam positivos, de acordo com o Dr. Sérgio Henrique Hirata, ainda não é possível indicar a aspirina para prevenção de melanoma, pois o estudo não foi conclusivo. Há algumas limitações, tais como a falta do histórico familiar de melanoma e o fato de ter sido realizado em um grupo específico (mulheres brancas, que estavam na menopausa e possuíam idade entre 50 e 79 anos). “Não podemos extrapolar estes achados para toda a população, mas, trata-se de um estudo importante, que pode servir de base para outros estudos que se seguirão”, completa o médico.

.

O que é melanoma?

O melanoma é um tipo de câncer que se desenvolve nos melanócitos, células responsáveis pela pigmentação da pele. Trata-se de uma lesão maligna grave, que pode surgir na pele, nas membranas mucosas, nos olhos e no sistema nervoso central, com grande risco de produzir metástases e com altas taxas de mortalidade nos estágios mais avançados.

.

Fonte

Sérgio Henrique Hirata – Professor Adjunto do Departamento de Dermatologia da UNIFESP.

.

Bayer: Science For A Better Life

Em 2013, o grupo Bayer completa 150 anos no mundo. A Bayer é uma empresa global com atuação nos campos de saúde, agricultura e materiais de alta tecnologia. Como empresa inovadora, a companhia marca tendências nas áreas de Pesquisa. Os produtos e serviços da Bayer são desenvolvidos para beneficiar e melhorar a qualidade de vida. Ao mesmo tempo, o Grupo almeja criar valor por meio de inovação e crescimento. A Bayer é comprometida com os princípios de desenvolvimento sustentável e atua de forma ética e socialmente responsável.

Para mais informações, consulte o site da Bayer no www.bayer.com.

.

*****

.

Informações

Burson-Marsteller
Fabiana Delgado: 3094-2242 / fabiana.delgado@bm.com
Priscilla Oliveira: 3094-2246 / priscilla.oliveira@bm.com
Regina Ielpo: 3094-2253 / regina.ielpo@bm.com
Renata Faila: 3040-2396 / renata.faila@bm.com

Priscilla Oliveira | Healthcare | Burson-Marsteller Brasil
* Chedid Jafet, 222 – Bloco C – 5° andar – CJ. 52 – 04551-065 – SP
( (55 11) 3094-2246 | (55 11) 97488-1682
š priscilla.oliveira@bm.com
i www.burson.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.