O dilema Mulher x Balança

Sete em cada dez mulheres estão insatisfeitas com o próprio peso

Manter uma dieta saudável nos dias atuais tem sido um desafio cada vez maior. Se por um lado são lançadas diversas dietas para todos os gostos e bolsos, por outro a obesidade também está crescendo assustadoramente. Há quem diga que as mulheres nunca estão satisfeitas, quem está acima do peso quer emagrecer e quem é magra quer aumentar seu índice de massa muscular.

De acordo com a dra. Sylvia Pereira, “Hoje em dia as mulheres tem acesso a muitas informações saudáveis, mas a maioria simplesmente não consegue segui-las”. Segundo uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), sete em cada dez mulheres estão insatisfeitas com o próprio peso. Para evitar que as mulheres recorram à dietas restritivas ou radicais, a nutricionista orienta, “É muito importante que antes de iniciar uma dieta, a mulher trace um objetivo e procure ajuda de profissionais sérios para acompanhá-la neste processo”.

São muitas as opções que prometem resultados rápidos, mas nem sempre elas são a escolha mais saudável, e dificilmente apresentarão resultados duradouros. Para aquelas que desejam mudar seu corpo, em primeiro lugar, é de suma importância que a mulher tome a decisão por si mesma, pela sua saúde, beleza e bem estar e não por fatores externos. “O papel do nutricionista é ajudar a paciente a fazer as melhores escolhas e não perder a saúde durante o emagrecimento. Para os casos em que há um distúrbio alimentar é indispensável o apoio de um psicólogo, pois ajudará a não perder o foco da meta traçada e superar as dificuldades no percurso”, explica a especialista.

A reeducação alimentar é o principal fator para quem busca uma mudança sem abrir mão da saúde, dra. Sylvia ressalta que a prática de exercícios físicos ajuda potencializar os efeitos da reeducação, “para as mulheres que desejam emagrecer, é indicado que optem por exercícios aeróbicos por no mínimo três vezes por semana. Já para as que desejam aumentar o manequim, podem recorrer à musculação ou outra atividade voltada ao ganho de massa muscular”. O importante é que cada mulher escolha uma atividade física que tenha a ver com sua personalidade e gostos, existem diversas opções, desde artes marciais até estilos de dança.

De acordo com Alexandre Lopes, professor e fundador do Espaço Interativa Dance, “A dança de salão também permite que a mulher emagreça e melhore o condicionamento físico, por exemplo, no forró e gafieira esse gasto pode chegar à 470 kcal, no bolero à 350 kcal e na salsa até 590 kcal em uma hora de aula”, explica o especialista que percebe diariamente essa mudança em suas alunas.

   .

Dicas para quem deseja mudar seus hábitos alimentares

* Embora pareça óbvio, evite os alimentos ricos em açúcares e gorduras, eles não devem ser consumidos diariamente – é importante observar as tabelas nutricionais dos alimentos para evitar surpresas, por exemplo, os caldos prontos um nível de gordura alto;
* Fuja de dietas que “proíbem muito” e de dietas que “permitem muito”;
* Prefira alimentos cozidos, assados ou grelhados ao invés de fritos;
* Prefira frutas ou doces de frutas ao invés de doces com excesso de açúcar e gorduras na sua sobremesa;
* Estabeleça horários para suas refeições. Você é dona das suas escolhas.

.

Fonte

Sylvia Pereira – Nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão.

 

 

.

Sobre o São Cristóvão Saúde

Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o grupo São Cristóvão Saúde é constituído pelo Hospital e Maternidade Geral, Plano de Saúde e Hotel Recanto São Cristóvão, localizado em Campos do Jordão. Tradicional no atendimento à saúde, a Instituição completou 100 anos em 2011, e vem promovendo uma grande modernização, através da nova gestão administrativa, dirigida pelo Engº Valdir P. Ventura, em sua estrutura física e tecnológica, investindo em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o Hospital e a Maternidade contam com 225 leitos, além do Centro Ambulatorial que realiza, diariamente, mais de mil consultas, proporcionando qualidade assistencial para mais de 84 mil vidas do Plano de Saúde.

*****

.

Larissa Peruccini| Relações com a Mídia
Máquina Public Relations
Tel.: 55 11 3147 7900 • Ramal 7485
Cel.: 55 11 95353 4594
www.grupomaquina.com
blog.grupomaquina.com
twitter.com/GrupoMaquina
www.facebook.com/MaquinaPR




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.