Concurso para obtenção de Título de Especialista em Patologia

A Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) realiza concurso para obtenção de Título de Especialista em Patologia, reconhecido pela Associação Médica Brasileira (AMB).

As inscrições acontecem de 7 de fevereiro a 5 de março e as provas teórica e prática serão realizadas nos dias 5 e 6 de abril, no Departamento de Patologia da Unifesp – Escola Paulista de Medicina, na Vila Clementino, em São Paulo.

“O Título de Especialista em Patologia, conferido ao médico patologista pela SBP, é reconhecido pelo mercado de trabalho como um atestado de alta qualificação”, afirma Carlos Renato Melo, presidente da SBP.

Para a inscrição é necessário possuir diploma de médico e registro definitivo no Conselho Regional de Medicina; mínimo de três anos completos de residência médica em Patologia ou ter completado estágio em Serviço de Patologia, com residência médica reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica, com duração semelhante à residência médica (3 anos), ou ter completado treinamento em Patologia, por no mínimo 6 anos, comprovado através de carta do diretor da respectiva instituição. É necessária experiência nas áreas de necropsia, patologia cirúrgica e citopatologia, associada à realização de atividades científicas acreditadas pela AMB, com pontuação mínima de 100 pontos.

.

As provas

A prova teórica consta de testes de múltipla escolha com cinco alternativas e questões dissertativas. Os testes valerão 60% e as questões dissertativas, 40%. O conteúdo abrangerá Patologia Geral, Especial, Cirúrgica e Citopatologia.

A avaliação prática de Macroscopia e Citopatologia possui imagens e/ou peças de macroscopia (patologia cirúrgica e necropsias) e citologia, com discussão diagnóstica, diagnósticos diferenciais, técnicas complementares e outras demandas para melhor elucidação do caso, além de correlação anátomo-clínica. Já a prova de Patologia Cirúrgica apresenta casos de biópsias ou peças cirúrgicas e citologias (cérvico-vaginal, líquidos e punções aspirativas), tipo gincana, também com discussão diagnóstica, diagnósticos diferenciais e outras técnicas, podendo ser incluídas colorações especiais e preparados de imuno-histoquímica.

.

Confira no edital as taxas do exame e outras informações.

.

Serviço

Concurso para obtenção de Título de Especialista em Patologia

Inscrições: 7 de fevereiro a 5 de março de 2013
Datas das provas: 5 e 6 de abril de 2013 (sexta-feira e sábado)
Local: Departamento de Patologia da Unifesp – Escola Paulista de Medicina
Rua Botucatu, 740 – Vila Clementino – São Paulo/SP
Informações: (11) 5080-5298 ou pelo e-mail titulo@sbp.org.br

.

*****

.

Informações à imprensa

RS Press
(11) 3868-2505 / (11) 3672-4197 / (11) 7722-2890 / (11) 7839-4974
Daniela Vietri: daniela_vietri@rspress.com.br
Roberta Jovchelevich: robertaj@rspress.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.