Como preparar um cardápio semanal de lanche escolar

Na volta às aulas, garanta a alimentação saudável do seu filho

Após a variação habitual nos cardápios das famílias brasileiras no período de férias escolares, a volta às aulas traz com ela a volta à rotina. Neste novo ano, vale a pena investir na saúde do seu filho, preparando uma lancheira nutritiva e variada para garantir que as crianças se alimentem bem o ano todo.

O dr. Marcelo Reibscheid ensina algumas receitas práticas e saborosas para montar uma lancheira saudável durante toda a semana, o que garante melhor organização e otimização do tempo, ideal para pais que passam longo período do dia fora de casa.

Na segunda feira, o sanduba legal, preparado com pão integral, frango desfiado e patê de iogurte, abre a semana acompanhado de água de coco em caixinha ou sucos naturais.

Para variar, prepare uma salada de frutas divertida na terça feira, com três tipos de frutas da época e meio copo de suco de laranja.

“A alimentação saudável é importante para o desenvolvimento de qualquer criança, mas liberar uma guloseima uma vez na semana não faz mal algum e estimula a criança a seguir o cardápio”, explica o especialista.

Seguindo a dica do pediatra, reserve a quarta feira para liberar um doce ou refrigerante à escolha da criança. Tente fazer desse um momento de interação com o filho, mostrando a ele que suas vontades e opiniões também são importantes. Para o lanche, aposte em um beirute do bem, preparado com uma colher (sobremesa) de cream cheese, uma fatia de peito de blanquet de peru, uma fatia de pão sírio integral, uma colher (sobremesa) de cenoura ralada, uma folha de alface e duas folhinhas de rúcula picada.

O lanchinho de marguerita entra na quinta feira preparado com uma fatia de pão de forma integral, uma fatia média de queijo branco, uma fatia de tomate picado e uma pitada de orégano e manjericão. Essa opção combina com água de coco, que pode ser natural ou de caixinha.

“Na sexta feira, chame seu filho para ajudar na cozinha. Ofereça a ele alimentos saudáveis e dê a liberdade para que ele monte o próprio sanduíche e escolha o sabor de seu suco de frutas”, sugere dr. Reibscheid.

Lembre-se de sempre colocar uma garrafinha de água na mochila.

A higiene diária da lancheira e o armazenamento dos alimentos também são importantes. Prefira lancheiras térmicas.

.

Fonte

Marcelo Reibscheid – Médico pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz e criador do portal Pediatria em Foco.
www.pediatriaemfoco.com.br

.

*****

.

Mais informações

Fernanda Ayres
Coordenadora de Comunicação
(11) 2659-3257
(11) 9-8100-5905
(11) 9-6476-9898
(11) 9-9823-5402

Skype: fe.ayres2

www.pediatriaemfoco.com.br
www.cmanaliafranco.com.br

https://www.facebook.com/pediatriaemfoco
https://www.facebook.com/CentroMedicoAnaliaFranco




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.