Natação – o esporte do verão

A procura por esportes aquáticos cresce muito quando chega o verão, pois todos procuram se exercitar mais e ao mesmo tempo refrescar-se. A modalidade mais procurada nesta época do ano é a natação, pois além de ser muito prazerosa, trabalha e tonifica todos os músculos do corpo, as articulações, coordenação motora, cardiorrespiratória e auxilia no equilíbrio.

Na natação temos os nados simultâneos (borboleta e peito) e os alternados (crawl e costas).

Os iniciantes devem começar pelo crawl, por ser o nado mais simples e natural de aprender. Esse estilo nos remete a como sobreviver na água, movimentando os braços e as pernas ao mesmo tempo e controlando a respiração, o atleta bate as pernas embaixo da água, enquanto os braços giram alternadamente para dentro e fora da água. A virada é feita no estilo cambalhota, em que o atleta submerge todo o corpo e pode tocar na borda da piscina com qualquer parte do corpo, mas utiliza os pés para impulsioná-lo de volta.

No inicio, os adultos tem muita dificuldade de flutuar devido ao seu peso corporal e neste caso trabalha-se o equilíbrio para que o corpo possa relaxar e manter-se na superfície. Quando começamos a praticar a natação desde a infância, temos mais facilidade em assimilar todos os estilos e nosso corpo ainda em desenvolvimento, é leve e nos permite uma movimentação mais eficaz.

Após aprender o estilo crawl, passamos pelo estilo costas, a técnica do nado costas é muito parecida com a do nado crawl, porém em posições contrárias.

O estilo peito é o mais lento dentre todos, após o salto da largada é permitido um movimento chamado Filipina, que é um movimento completo dos braços seguido de uma batida de pernas embaixo da água. Nesse estilo, os braços devem fazer três movimentos laterais diferentes,nesta ordem: puxada lateral, partindo do centro do corpo para fora; a puxada para baixo e por último, a puxada para dentro, que não gera propulsão e tem como objetivo diminuir o arrasto para dar inicio a uma nova braçada. O movimento das pernas é simultâneo e em forma de chute para trás.

Por fim, o estilo borboleta, que, após a largada, o nadador utiliza-se do nado golfinho, fazendo uma ondulação com o corpo, por até 15 metros, onde deve submergir e iniciar o nado com os dois braços girando ao mesmo tempo, em um movimento completo e combinado com a ondulação do restante do corpo. A virada é feita como no nado peito.

Para atender com excelência nossos alunos, a Edge é a primeira academia do Brasil que recebeu o credenciamento do ex-técnico da seleção brasileira de natação, Alberto Klar. A Klar Plus visa “facilitar o aprendizado e enfatizar o prazer de estarna água com criatividade e qualidade”, segundo Alberto Klar.

Alberto assegura ainda que o seu ensino de natação é capaz de motivar alunos de todas as faixas etárias. “A metodologia trabalha om crianças a partir dos 3 anos de idade. Serão usadas estratégias que fortaleçam a presença delas na água com prazer, além de orientar sua autonomia”.

“Para a prática da natação recomenda-se a utilização de roupas adequadas ao esporte que não prendam os movimentos e não aumentem a resistência do aluno dentro d’água. Indica-se também uma alimentação saudável e leve antes dos treinos, de preferência a base de frutas para um melhor rendimento sem desgaste físico precoce”, finaliza o professor Marcel Marciano.

Fonte

Marcel Marciano – Coordenador técnico de aquática e infantil da Edge, CREF 78717-G/SP.

.

Sobre a Edge Life Sports

Uma academia projetada para oferecer o melhor, lugar ideal para fortalecer o corpo, fazer amigos e deixar a vida em forma. Um lugar único e do tamanho dos seus objetivos, melhores equipamentos, climatização, sonorização e ambientação com conforto total para você relaxar e definir seus objetivos e seu corpo.

Eduardo Arnaut, proprietário, esportista de performance competitiva, reúne a experiência empresarial e a paixão pela atividade física neste projeto que tem como objetivo a diferenciação por meio da valorização da inovação e o acompanhamento personalizado para garantir saúde, bem-estar e performance.

Infra-estrutura: São 8 andares, para sua segurança e comodidade. Programas dedicados a qualidade de vida e ao bem-estar. Profissionais especializados para acompanhar você na sua atividade física.

Twitter: @EdgeLifeSports
facebook.com/edgelsports
Blog:www.edgelifesports.com.br/blog

.

*****

.

Carina Basso
jornalismo@inassessoria.com.br
Contatos: 11 2283-2729 / 11 98339-3033

.

*****

.

IN Assessoria de Comunicação e Imprensa
www.inassessoria.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.