Cinco exercícios que vão deixar seu metabolismo a mil

Aumente seu gasto energético e queime gorduras com uma das opções

.

O metabolismo é um processo automático do organismo, e a velocidade com que as calorias são gastas é determinada geneticamente, mas podemos interferir nesse sistema por meio da prática de exercícios físicos.

Segundo o dr. Ricardo Zanuto, de acordo com a intensidade e duração, ainda é possível continuar queimando calorias por algumas horas após a atividade. “O exercício é fundamental para quem busca emagrecimento e diminuição da quantidade de gordura corporal”.

Existem muitas opções para aumentar o gasto energético. Confira cinco tipos de exercícios, listados pelo doutor Zanuto, que vão deixam seu metabolismo a mil:

* Lutas – Está no primeiro lugar do pódio. Boxe, Muay Thai e MMA, por exemplo, promovem grande gasto de energia por movimentarem muitos músculos e pela alta intensidade. Em uma hora de aula chega-se a gastar cerca de 800 kcal.

* Corrida – Correr 30 minutos a 80% da frequência cardíaca máxima promove um gasto energético em torno de 600 kcal. Isso porque a corrida movimenta grandes grupos musculares. Além disso, quanto mais tempo durar a corrida, maior vai ser a liberação de hormônios, como glucagon, adrenalina e cortisol, que promoverão grandes gastos energéticos por até 2 horas depois.

* Pedalar – Promove aumento da secreção de hormônios, como glucagon e adrenalina, que atuam no organismo promovendo maior utilização da gordura como fonte de energia, sendo assim, uma boa escolha para a diminuição da gordura corporal. Pedalar por 30 minutos com a frequência cardíaca em 80% promove um gasto energético em torno de 500 kcal.

* Musculação – A musculação é um ótimo exercício físico para aumento de massa muscular, isso por que estimula o aumento da produção de testosterona e diminuição do cortisol. Há maior liberação de testosterona, além de promover maior utilização da gordura corporal como fonte de energia. Também estimula o aumento da massa muscular. Treinos de intensidade moderada podem chegar a queimar cerca de 300 kcal.

* Dança – A dança promove o movimento de um grande número de músculos, por isso, é uma ótima opção para quem quer, além de se divertir e relaxar do estresse do dia-a-dia, diminuir alguns centímetros. Uma hora de aula pode chegar a gastar em média 350 kcal.

.

Alimentação

O consumo de carboidratos varia de acordo com o tempo total de exercício físico e com a intensidade, mas uma boa pedida é consumir cerca de 20g de carboidrato a cada 30 minutos em exercícios físicos que sejam intensos e acima de uma hora. “O organismo precisa de fonte de energia”, explica.

Para os praticantes de musculação, cujo foco é o ganho de massa muscular, a indicação é suplementar com blends proteicos pré-treino, cerca de 30 a 40 minutos antes, isto garantirá um nível de aminoácidos constante durante o treinamento e que será essencial para o ganho de massa muscular.

De maneira geral, no pós-treino, a alimentação correta pode potencializar a queima de calorias e é fundamental para a recuperação do corpo. “Aposte em alimentos proteicos com baixo teor de gordura, como peixes e carnes magras”, diz dr. Zanuto.

.

Fonte

Ricardo Zanuto – Nutricionista e doutor em Fisiologia.

.

*****

.

Gonzales Comunicação
Thais Gonzales
Assessora de imprensa
(11) 9 8769-8058
www.gonzalescomunicacao.com




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.