Sapatos para o dia a dia

Sapatos inadequados

     Na volta ao trabalho, comece o ano com o pé direito
     Ortopedista especialista em pé e tornozelo fala da escolha do sapato de acordo com a profissão

Atitudes simples do dia a dia podem melhorar a qualidade de vida em muito se bem orientadas. Ao terminar as férias, que tal voltar ao trabalho com novos hábitos que não complicam sua saúde e garantem boa disposição por mais tempo?

A escolha do sapato tanto para quem trabalha sentado ou de pé é item fundamental para a disposição, conforto e concentração ao longo do expediente. Muitas vezes a empresa exige o uso de um sapato determinado, mas isso não é desculpa para não cuidar da saúde dos pés e da coluna.

O dr. André Jorge orienta o uso de um sapato que mantenha os pés paralelos ao chão:

“ Uma plataforma com altura de 2 a 3 cm é o ideal para o uso diário. Este tipo de sapato é o ideal e diminui em muito os riscos de lesões e dores. Perfeito para quem precisa usar o salto diariamente. Na dúvida entre o certo e errado, pense que o pé tem que ficar o mais paralelo ao chão possível. A base alargada do solado permite maior equilíbrio e distribuição do peso do pé. Prefira sapatos macios para seu conforto e melhor adaptação ao calçado”.

Mas as dicas não se resumem ao horário de expediente. Ao sair de casa, a pessoa pode optar por um tênis confortável para a caminhada até o local de trabalho. A orientação é válida principalmente para quem mora em zonas de terrenos irregulares, que são os maiores causadores de acidentes com salto alto, como torção, fratura e até ruptura de ligamentos.

Quando o salto alto é preferência de uso diário, o ortopedista orienta que se alterne o tipo de salto no dia a dia entre os mais altos e mais baixos, principalmente se sentir dor. E nada de truques fajutos como usar sapatos maiores ou menores do que o pé.

“ O sapato deve ser confortável, esquecido no pé por quem o está utilizando. Com relação ao tamanho, uma sobra de 1 cm entre as pontas dos dedos e os sapatos é o ideal, principalmente para bico fino”, sugere o ortopedista.

Para prevenir dores, veja abaixo as dicas de alongamento descritas pelo dr. André Jorge:

1. Alongamento em escada ou com apoio alto de uma lista telefônica, por exemplo – Apoiar o ante pé no degrau deixando a parte posterior ceder, forçando-a para baixo e alongando o tendão de Aquiles.

2. Alongamento da toalha – Sentado a 90 graus esticar as pernas. Fletir uma das pernas e a outra puxar com uma toalha o pé em direção a si mesmo. Troque e faça com a outra.

3. Pé de bailarina – Com a mão na ponta do pé, puxar o pé para trás, apoiando na parede para alongar a parte interior da coxa e os tendões anteriores do pé.

4. Para fazer sentado – Apoie o pé esquerdo, por exemplo, no joelho direito, cruzando a perna. Puxe o ante pé para baixo, para cima, para uma lateral e outra.

Observação: 30 segundos cada exercício, com cada perna.

Fonte

André Jorge (CRM: 101362) – Formado em medicina pela PUC, ortopedista e traumatologista especializado em pé e tornozelo pela Faculdade Paulista de Medicina (UNIFESP). O especialista realizou ainda curso de Medicina Esportiva em Paris, França, tendo atuado em grandes clubes de futebol paulistas como Corinthians e Santo André. Atualmente é coordenador da ortopedia no Hospital Santa Virgínia e atua também no Hospital Beneficência Portuguesa.

www.drandrejorge.com.br

.

Sobre o Centro Médico Anália Franco

Inaugurada em 2010, em frente ao Hospital São Luiz, o Centro Médico Anália Franco agrega diversas especialidades médicas em uma unidade de saúde moderna e compactada. Nossos especialistas trabalham empenhados em cuidar da sua saúde e da sua família, reforçando sempre a importância da prevenção e qualidade de vida. Nossa proposta é aperfeiçoar sempre os resultados dos tratamentos com serviços inovadores e tecnologia de ponta, além da atenção especial a cada um de nossos pacientes.

*****

Mais informações

Fernanda Ayres
Coordenadora de Comunicação
(11) 2659-3257
(11) 9-8100-5905
(11) 9-6476-9898
(11) 9-9823-5402

Skype: fe.ayres2

www.pediatriaemfoco.com.br
www.cmanaliafranco.com.br

https://www.facebook.com/pediatriaemfoco
https://www.facebook.com/CentroMedicoAnaliaFranco

 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.