Pele alaranjada? Cuidados com os autobronzeadores

Os autobronzeadores são uma ótima opção para quem tem dificuldade em se bronzear e deseja se livrar do ‘amarelo-escritório’ neste verão. Disponíveis em diversas versões, creme, gel ou spray, as loções autobronzeadoras permitem que a pessoa fique, em pouco tempo, com uma cor dourada sem expor a pele aos danos agressivos do sol. Porém, se não for aplicado corretamente, pode manchar a pele e deixá-la com aspecto alaranjado.

De acordo com a Dra. Miriam Sabino, o autobronzeador é uma opção segura já que previne o fotoenvelhecimento e o câncer de pele. “As loções são compostas de diidroxiacetona (DHA), um açúcar que reage com a queratina da pele, produzindo uma substância amarronzada, a melanoidina. A ação é totalmente saudável e não faz mal à pele”.

Antes de aplicar o produto, é recomendado fazer um teste em uma pequena área do corpo para certificar-se de que não há predisposição alérgica, além de conferir como a pele irá ficar após a aplicação. “O bronzeado pode ter efeitos diferentes em quem tem pele mais clara ou tons não uniformes (uma região mais morena que a outra). Lembre-se que o tom deve ser dourado e não alaranjado”, ressalta a dermatologista.

O segredo para manter o bronzeado, é apostar em aplicações diárias. Outra dica importante é fazer uma esfoliação antes de usar o produto. “Para alcançar um bronzeado natural, uniformize a pele e elimine as células mortas. Isso é possível por meio de uma esfoliação”, destaca Dra. Miriam.

Pele dourada por mais tempo

Na hora da aplicação, é importante tomar cuidado para não manchar a pele. “Quando o autobronzeador fica mal espalhado, pode provocar manchas alaranjadas na pele. Lembrando que essa coloração é passageira e sai com o tempo”.

A dermatologista Miriam Sabino explica passo-a-passo como aplicar o autobronzeador, sem deixar manchas e pele alaranjada.

1° Passo – Esfoliação 

Antes de aplicar o produto, faça uma esfoliação no banho para eliminar o excesso de células mortas. Depois do banho, seque-se bem e não passe nenhum outro creme ou hidratante antes do autobronzeador.

2° Passo – Na hora da aplicação

Use luvas ou lave as mãos logo em seguida. Caso contrário, sua palma também ficará tingida, podendo até manchar a roupa.

3° Passo – Distribuição uniforme

O autobronzeador deve ser aplicado com movimentos longos e metódicos para assegurar uma distribuição uniforme e bonita. “O bronzeado costuma ficar mais escuro em certas zonas do corpo, como calcanhares, joelhos e cotovelos. Caso isso aconteça, passe um algodão umedecido nessas partes para diluir a tonalidade do autobronzeador”, recomenda.

4° Passo – Bronzeando a face

Ao aplicar o autobronzeador no rosto, coloque um pouco na testa, nariz, queixo, maçãs do rosto e pescoço e, depois espalhe bem o produto, de dentro para fora. Não esqueça regiões como nuca e zona atrás das orelhas.

5° Passo – Pele dourada

Após a primeira aplicação, o produto pode ser reaplicado diariamente até conseguir o efeito dourado. Para manter a cor, aplique em dias alternados, ou uma vez por semana. Espere uns 20 minutos, até o produto secar totalmente, antes de se vestir.

Alerta: Cuidado com as costas

Quando for passar o produto nas costas, peça ajuda. “O uso do autobronzeador na versão em spray pode ser indicado para passar nas costas, mas é preciso cuidado. Se borrifar e não espalhar logo, a região ficará com uma tonalidade mais forte que as demais partes do corpo”, alerta Dra. Miriam.

Fonte

Miriam Sabino – Médica dermatologista, CRM- SP- 107351.

 *****

Sacha Silveira Assessoria de Comunicação
Mayara Rabelo – Assessora de Imprensa
MTB – 67.857/SP
Tel – (11) 2592-5934/2679-4437
Endereço – Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1239
Site – http://www.sachasilveira.com.br
Email – mayara.rabelo@sachasilveira.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.