Dicas para aproveitar as férias de verão com saúde

O verão já está chegando e com ele vêm também as férias. O momento serve para relaxar e sair da rotina e por isso, muitas vezes, os horários das refeições sofrem alterações e isso pode contribuir para a má alimentação.

Aqui vão algumas dicas para aproveitar o verão de maneira saudável, divertida, mantendo a boa forma e sem descuidar da alimentação:

* Faça atividades ao ar livre – Caminhada, corrida, mergulho, natação e surf são atividades que colaboram bastante para o gasto de energia, por isso é importante se alimentar bem antes de realiza-las. O carboidrato é um bom aliado para fornecer a energia necessária para realizar esse tipo de exercício. Produtos com carboidratos com farinha 100% integral, como pães, liberam energia mais lentamente o que evita a queima da massa muscular durante essas atividades.

* Cuidado com o calor – Para que o organismo funcione da maneira correta são necessários de 6 a 8 copos de água por dia. No verão, esse consumo é ainda mais importante, pois as altas temperaturas aumentam a perda de água através do suor. A sede é um sinal da desidratação, por isso é importante evitar essa sensação, mantenha uma garrafinha de água sempre por perto e aumente também a ingestão de chás gelados, sucos naturais e água de coco.

* Reúna os amigos e a família – Dar preferência a aperitivos mais saudáveis para receber as visitas pode ser uma boa pedida nos dias quentes. Sucos naturais refrescantes podem ser acompanhados por canapés frios com base de pães integrais e diversas combinações de recheios como queijo cremoso light, maionese industrializada, ricota, queijo branco, peito de peru, carpaccio de salmão e atum.

* Moderação – Com o calor é muito comum passar o final de tarde no bar ou na praia com os amigos, mas é importante evitar ou consumir com moderação as bebidas alcoólicas que são bastante calóricas e normalmente são acompanhados por petiscos, podendo levar a um consumo excessivo de calorias.

* Conservação dos alimentos – É muito importante armazenar da maneira correta os alimentos, principalmente aqueles à base de leite, gordura, ovos, frutos do mar e pescados. O calor aumenta a proliferação de bactérias que causam intoxicação alimentar e por isso estes alimentos necessitam de refrigeração adequada. Preste bastante atenção e evite comer em locais sem condições de higiene adequadas.

Estas dicas são uma forma de aproveitar o clima quente sem descuidar alimentação, pois ajudam a realizar escolhas adequadas para manter uma alimentação saudável durante as férias.
        

Fonte

Carolina Godoy – Nutricionista da Equilibrium.
E-mail: carolina.godoy@consultoriaequilibrium.com.br
        

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Paula Marques Santos
paula.marques@br.mslworldwide.com




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