Alimentos que estimulam o bronzeado – saibam quais são eles

Com a chegada do verão, muita gente se anima em se livrar do tom ‘amarelo-escritório’ e pegar um solzinho é quase uma regra. No entanto, o sol pode trazer prejuízos à saúde da pele, por isso alguns cuidados são essenciais. Usar protetor solar é o mais conhecido deles, mas apostar em determinados alimentos também pode contribuir para deixar a pele mais bonita, saudável e com um tom dourado. “Certos alimentos atuam como fotoprotetores porque contêm nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórios”, diz o Dr. André Veinert.

O especialista explica que os nutrientes retirados dos alimentos por meio da digestão seguem para a corrente sanguínea, agindo sobre a camada mais profunda da pele (derme) e a mais superficial (epiderme). “A ação desses nutrientes nas células da pele acontece de dentro para fora formando uma barreira protetora contra os raios solares.”

De acordo com o nutrólogo, as frutas e os vegetais amarelo-alaranjados como cenoura, abóbora, damasco, mamão, pêssego, manga, e folhas verdes escuras, como rúcula, agrião, brócolis e espinafre possuem nutrientes fotoprotetores. “Eles fornecem o betacaroteno, que auxilia na formação da melanina e protege a pele contra os raios ultravioletas, além de atribuir uma cor natural ao bronzeado”. Além disso, estes alimentos são ricos em vitamina A e carotenoides que ajudam a manter a cor.

Já o tomate, a beterraba, o pimentão vermelho, a melancia, a goiaba e o morango contém licopeno, que também protege a pele contra os raios ultravioletas. Vale incluir os alimentos indicados no cardápio diário, pelo menos, uma semana antes de se expor ao sol. “Duas porções por dia já são suficientes e dá para apostar em saladas e sucos”, diz o médico.
         

Exagerou no sol?

Se a proposta é garantir reidratação e regeneração da pele, a vitamina C é uma excelente fonte. “E ela está presente nas frutas, como acerola, kiwi, caju, goiaba, manga-rosa, morango, melão, pêssego e nos vegetais, como salsinha, pimentão, couve-manteiga, folhas de mostarda, couve-flor, repolho, tomate e brócolis”, enumera o especialista.

Se a pessoa exagerou na exposição solar e deseja reconstituir a camada lipídica da pele, o nutrólogo indica o consumo de frutas oleaginosas, como a castanha do Pará, pois é rica em vitamina E e selênio. “Mas se a pele apresenta vermelhidão, o ideal é consumir chocolate amargo, chá branco e uva roxa que são ricos em flavonoides”, afirma. Neste caso, eles podem ser uma boa estratégia para ativar a circulação sanguínea.

Por fim, aumentar a ingestão da água, é fundamental para manter a hidratação da pele. “Invista em dois litros de líquidos ao dia, podendo variar com água-de-coco, água aromatizada, sucos naturais ou chás gelados”, finaliza.
              

Fonte

André Veinert – Nutrólogo da Clínica HealthMe Gerenciamento de Perda de Peso.
         

*****
    

Sacha Silveira Assessoria de Comunicação
MTB – 51.948-SP
Tel –  (11) 2592-5934/2679-4437/8949-3747
Endereço – Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1239
Site – http://www.sachasilveira.com.br
E-mail – sachasilveira@sachasilveira.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.