Hipertensão pulmonar – acesso ao diagnóstico e tratamento são fundamentais para combater a doença

Pacientes e especialistas internacionais se reúnem para compartilhar perspectivas, trocar experiências e buscar soluções para a doença, que evolui rapidamente e pode ser fatal
   

Mais acesso ao diagnóstico e tratamento para atender a hipertensão pulmonar (HP) foram questões discutidas na Primeira Cúpula de Líderes Latinos em Hipertensão Pulmonar, uma doença progressiva e fatal. A conferência organizada pela Sociedade Latina de Hipertensão Pulmonar foi realizada em linha com o Dia Latino da Hipertensão Pulmonar, celebrado em 28 de novembro. O evento, que aconteceu em San Jose, na Costa Rica, teve apoio da Bayer, que vem concentrando esforços para ajudar a aumentar a conscientização sobre a doença.

A hipertensão pulmonar é uma condição de saúde que afeta os pulmões e coração, evolui rapidamente e pode levar à morte se não tratada rapidamente.  No Brasil, estima-se que hoje existam aproximadamente 3.000 pacientes com a doença. Há cinco tipos de HP, que podem provocar a falha cardíaca e, consequentemente, a morte. Um tipo de HP, chamada de hipertensão arterial pulmonar (HAP) afeta aproximadamente 52 pessoas por milhão de habitantes em todo o mundo.

“Cerca de metade dos pacientes com hipertensão pulmonar morrem dentro de um período de pouco mais de dois anos, se não tratada adequadamente. Mas, se um paciente é diagnosticado precocemente e tratado, o tempo de sobrevida e qualidade de vida pode aumentar significativamente”, disse a Dra. Migdalia Denis, presidente da Sociedade Latina de Hipertensão Pulmonar. “É por isso que é imperativo para nós fornecermos ferramentas para grupos de pacientes em seus países para aumentar a conscientização sobre a doença e os direitos para que tenham acesso ao diagnóstico e tratamento apropriado”, reforça a médica.

Alguns dos principais temas discutidos incluem a realidade atual de hipertensão pulmonar e expectativas em um futuro próximo, estratégias de sucesso para criar e liderar uma organização de pacientes, aspectos psicológicos da doença, e campanhas de conscientização, a exemplo do que é feito na Europa. Por meio de campanhas como “Questões de Tempo” e “Sem Fôlego”, a Associação Europeia de Pacientes com Hipertensão Pulmonar, fomenta a educação da população, apoiada pela Bayer. As campanhas devem ser lançadas na América Latina em 2013.
  

Hipertensão pulmonar

A hipertensão pulmonar (HP) é uma doença grave, progressiva e fatal em que a pressão na artéria pulmonar é significativamente aumentada, e que pode resultar em insuficiência cardíaca e morte. Pessoas com HP desenvolvem uma queda acentuada na tolerância ao exercício e redução da qualidade de vida. Devido a sintomas não específicos, a doença muitas vezes é diagnosticada erroneamente ou o diagnóstico é tardio. Os sintomas mais comuns incluem falta de ar, fadiga, tonturas e desmaios, que são agravados pelo esforço físico.

      

Sobre a Sociedade Latina de Hipertensão Pulmonar

A Sociedade Latina de Hipertensão Pulmonar é uma associação sem fins lucrativos, registrada e constituída em Miami, Flórida, desde 2005. O principal objetivo é atuar como suporte para pacientes latinos com esta doença. As áreas de maior impacto de atuação são a organização dos latinos nos Estados Unidos e na América Latina. A SLHP serve como um elo de ligação entre as diversas empresas que facilitem o intercâmbio de apoio, conhecimentos científicos e associações de demanda coletiva. Além disso, a missão mais importante é oferecer esperança, apoio, educação e sensibilização sobre o tema para defender a vida de pacientes que sofrem de hipertensão pulmonar.

Para mais informações, visite: www.sociedadlatinahp.org

         

Sobre a Bayer HealthCare Pharmaceuticals

A Bayer HealthCare Pharmaceuticals, divisão da Bayer HealthCare, reúne 38 mil funcionários, em mais de 150 países e está entre as 10 maiores corporações de especialidades farmacêuticas do mundo com faturamento anual superior a €10 bilhões. A Bayer HealthCare Pharmaceuticals é formada pela união mundial da Bayer e da Schering AG, oficializada em 2006. A unidade brasileira é a sua maior subsidiária na América Latina. A atuação no Brasil contempla diferentes áreas de negócio: Saúde Feminina, Medicina Especializada, Medicina Geral e Radiologia e Intervenção.
    

*****
   

Informações à imprensa

Burson-Marsteller
Alberto Madjer: (11) 3040-2412 / alberto.madjer@bm.com
Emilia Calábria: (11) 3094-2253 / emilia.calabria@bm.com
Fabiana Delgado: (11) 3094-2242 / fabiana.delgado@bm.com
Priscilla Oliveira: (11) 3094-2246/ priscilla.oliveira@bm.com
Regina Ielpo: (11) 3094-2245 / regina.ielpo@bm.com
Renata Faila: (11) 3040-2396 / renata.faila@bm.com




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.