Verão – não deixe a TPM atrapalhar

Ingerir alimentos saudáveis e praticar exercícios físicos regularmente ajuda a prevenir e controlar os sintomas físicos e comportamentais da TPM
             

O verão já está aí. A estação mais quente do ano é a mais esperada por aqueles que curtem as atividades ao ar livre e as tão esperadas férias. Com esse clima alegre é difícil não se inspirar para curtir a temporada no melhor estilo. Mas, todo mês aqueles sintomas incômodos da TPM aparecem e acabam com a vontade de se divertir e curtir os momentos que só o verão oferece. Porém, com medicamentos à base de progesterona, algumas modificações nos hábitos alimentares e com a prática de atividade física, é possível aproveitar o verão livre desses tão indesejados sintomas.

A Dra. Rosa Maria Neme explica que existem métodos hormonais que bloqueiam a menstruação e dessa forma diminuem os sintomas da TPM. “O Sistema intra-uterino medicado com progesterona e o uso de novas pílulas contraceptivas de última geração que apresentam o hormônio progesterona com efeito diurético, têm sido consideradas as novas armas no combate ao problema”.
                     

Alimentação como aliada

De acordo com a ginecologista é possível, também, controlar os sintomas de uma forma mais natural, mantendo uma dieta equilibrada e consumindo nutrientes adequados que irão influenciar de maneira benéfica sobre a saúde feminina e aliviar o desconforto dessa fase. No verão, o consumo de frutas e alimentos “leves” se torna mais frequente, o que auxilia no combate ao inchaço típico desse período por possuírem um efeito diurético. São indicados os alimentos ricos em ácidos graxos essenciais encontrados no óleo de prímula, o ginko biloba, o chá verde e frutas, como melão e melancia. Já os alimentos que contém fibras, como legumes e verduras em geral, diminuem os níveis de estrógeno nessa fase do ciclo menstrual, amenizando os sintomas da TPM. “Durante esse período de tensão pré-menstrual é importante evitar bebidas alcoólicas, chocolate em excesso, cafeína, refrigerantes a base de cola e carne vermelha por serem alimentos estimulantes e que podem piorar os sintomas”, enfatiza a especialista.
   

Prática de exercícios físicos

Aproveitando o clima quente e alegre do verão, é recomendável que durante essa fase as mulheres façam exercícios preferencialmente aeróbicos, que são responsáveis por liberar uma carga maior de endorfina, minimizando assim, os sinais de TPM relacionados à tristeza, irritabilidade e agressividade. “Manter um programa regular de atividade física, além de manter uma vida mais saudável, ajuda a aliviar o estresse e mantém os níveis hormonais mais estáveis e dessa maneira, evitam as alterações bruscas de humor. Além de tratar o stress e equilibrar o funcionamento dos hormônios, estas atitudes ajudam a manter a boa forma”, finaliza Dra. Rosa Neme.
        

Fonte

Rosa Maria Neme (CRM SP-87844) – É graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1996) e doutorado em Medicina na área de Ginecologia pela Universidade de São Paulo (2004). Realizou residência-médica também na Universidade de São Paulo (2000). É membro da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia e Sociedade de Ginecologia do Estado de São Paulo (FEBRASGO/ SOGESP) e membro da Associação Americana de Laparoscopia Ginecológica (AAGL). Além de dirigir o Centro de Endometriose São Paulo, ela integra a equipe médica do Hospital Israelita Albert Einstein.

O Centro de Endometriose São Paulo conta com serviços voltados à assistência global da saúde da mulher e valorização da beleza feminina. A iniciativa deste projeto pioneiro é da Dra. Rosa Maria Neme, que possui diversos trabalhos publicados sobre a endometriose e larga experiência no tratamento desta doença. Ela lidera uma equipe clínica formada por médicos e profissionais nas áreas de ginecologia, radiologia, cirurgia do aparelho digestivo, urologia, clínica geral, anestesia especializada no tratamento de dor, dermatologia, fisioterapia, nutrição e psicologia.

            
          

*****

        

Informações à imprensa

Prestige Assessoria de Comunicação e Marketing
Sandra Santos – sandra@prestigerp.com.br 
Mirian Torres – mirian.torres@prestigerp.com.br 
Fone: (11) 3757 3512
Site www.prestigerp.com.br

Sandra Santos
Coordenadora Núcleo Saúde
Prestige Assessoria Comunicação Mkt
Av. Jamaris, 100 cj 209 – Moema
São Paulo – SP  Cep: 04078-000
E-mail: sandra@prestigerp.com.brgeral@prestigerp.com.br 
MSN: san_drabeth@hotmail.com 
(11) 3757-3512 / 9753-3210(11) 9102-4542 / 2738
Skype: sandrabeth1
www.prestigerp.com.br
www.twitter.com/prestigerp  /  @prestigerp




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.